Programa de prevenção ao Aedes tem mais de 9 mil cupons entregues
luis.martins - 26 de outubro de 2023

NEGATIVO: Mortes não foram em decorrência da doença-Imagem Ilustração
Compartilhar
O setor de Controle de Vetores da secretaria de Saúde de Barretos entregou 9.535 cupons do “Programa Criadouro Zero”, entre os dias 1º de setembro e 20 de outubro. Neste período, os agentes realizaram 45.043 visitas e em 21% delas os imóveis estavam aptos a participar da ação de incentivo ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A iniciativa consiste em identificar os imóveis que estão em condições adequadas, sem possíveis criadouros do mosquito. Neste caso, o morador recebe um cupom que possibilita a participação nos sorteios de mil reais. Ao todo, serão 50 prêmios.
"As visitas ocorrem a cada 30 dias, em média, e o intervalo segue a orientação do Estado, levando em consideração a quantidade de larvas encontrada na região. A cada visita, o morador tem uma nova chance de se conscientizar e concorrer ao prêmio”, explica Cristiane Parreira, coordenadora do Controle de Vetores.
PRÊMIOS
De acordo com o programa poderão concorrer aos sorteios os proprietários ou inquilinos de imóveis que, ao longo do respectivo ano (2023 e 2024), residam nos 10 setores com os melhores índices de combate à dengue, chikungunya e zika, conforme certificação atestada pela secretaria Municipal de Saúde .
Para o sorteio, a cidade está dividida em 25 setores, conforme especificado em decreto. Serão sorteados cinco prêmios em cada um dos 10 setores com os melhores índices. Nessas áreas, o morador que cumpre os critérios recebe um cupom do agente de Controle de Vetores. Para participar, o morador é instruído a depositar o cupom na urna, que está na Unidade Básica de Saúde (UBS). Os 50 prêmios deste ano serão sorteados na Praça Francisco Barreto no mês de dezembro.

LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>