Robôs fazendo cirurgias em humanos: realidade ou ficção?
O Diário - 27 de abril de 2022

Robôs fazendo cirurgias em humanos: realidade ou ficção?
Compartilhar
A medicina e a cirurgia se desenvolveram muito nos últimos anos. Nos procedimentos cirúrgicos houve um avanço muito grande com as cirurgias minimamente invasivas.
Mas agora estas cirurgias podem ser feitas com um robô! O que seria isso então? A cirurgia robótica é composta por braços robóticos que entram por pequenos orifícios e o cirurgião que controla o robô fica num console ao lado da mesa cirúrgica. A cirurgia robótica é o método mais avançado em relação a cirurgia laparoscópica. É possível fazer os mesmos procedimentos em que uma cirurgia tradicional, o único detalhe, é que o cirurgião irá controlar um robô de quatro braços mecânicos. A cirurgia ocorre com o auxílio de uma câmera 3D que permite que o médico veja a área de cirurgia com uma maior definição e profundidade, deixando as ações do robô ainda mais precisas. Uma outra vantagem é que o grau de movimento dos braços mecânicos é maior do que a do braço do cirurgião ou do que as pinças de laparoscopia, sem contar que os braços mecânicos conferem uma estabilidade incrível à mão do cirurgião, sem a ocorrência de possíveis tremores. Ela também permite maior amplitude e estabilidade dos movimentos, sem contar na redução do tempo da cirurgia, nos riscos de infecção e de desconforto pós-operatório muito menor.
A desvantagem do método é que o custo que é muito elevado. E a boa notícia, é que o Hospital de Amor, aqui da nossa cidade, possui uma sala específica para a cirurgia robótica. É o serviço que já realizou o maior número de cirurgias robóticas no SUS e tem diversos especialistas nesta modalidade. O robô é utilizado para procedimentos de urologia, cirurgia digestiva, ginecologia e cirurgia torácica, possibilitando uma melhora significativa aos nossos pacientes com câncer. É gratificante saber que existe a cirurgia robótica aqui em nossa cidade.