Esqueci minha senha
Santa Casa assume Mutirão de Cirurgias em Barretos

Adelaide Lavanini - 25 de junho de 2022

acidente

Santa Casa ofertará 22 tipos de cirurgia

Compartilhar


A Santa Casa está credenciada para o Mutirão de Cirurgias proposto pelo Governo do Estado. O hospital disponibilizou 22 tipos de cirurgias para pacientes com solicitação médica e os da fila de espera. O secretário municipal de saúde, Kleber Rosa, informou que a estimativa é de que sejam realizadas 450 cirurgias eletivas em Barretos. Os procedimentos serão custeados pelo Fundo Municipal de Saúde que fará a gestão dos valores recebidos pelo Governo do Estado. O mutirão de cirurgias foi anunciado em maio pelo governador Rodrigo Garcia para atender a fila de mais de 500 mil cirurgias cadastradas na Central de Regulação (Cross) que aguardam para ser realizadas em todo o Estado. A estratégia, com duração prevista para quatro meses, contempla 54 cirurgias ofertadas pelo SUS em especialidades que compreendem o aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia.

Para a realização das cirurgias no mutirão, uma das estratégias do Governo do Estado é pagar um valor adicional de 100% do que já é pago pela Tabela SUS do Ministério da Saúde para os 54 procedimentos nos serviços municipais, filantrópicos e santas casas no Estado de São Paulo. Assim, cada hospital receberá o dobro da tabela por cirurgia realizada. Segundo o Governo do Estado, as unidades também receberão um valor adicional para a realização das consultas de avaliação e exames pré-cirúrgicos.

Conforme o governo estadual, essa remuneração diferenciada na rede pública vale em todo o Estado desde 1º de junho, com investimento de R$ 350 milhões do Tesouro Estadual. Todos os procedimentos realizados pela rede a partir desta data serão remunerados com o dobro da tabela SUS. O recurso é um incentivo para a retomada dos procedimentos na rede pública e para que os hospitais tenham condições de até triplicar sua capacidade cirúrgica.