Esqueci minha senha
Sedentarismo e estresse: obstáculos para uma mente saudável

O Diário - 26 de junho de 2022

Sedentarismo e estresse: obstáculos para uma mente saudável

Marina Beatriz de Oliveira Vasconcelos, estudante do 7º período do curso de medicina da FACISB, orientada pela profª Md. Bárbara Sgavioli Massucato

Compartilhar


A nossa saúde é composta por dois principais componentes, que estão completamente interligados: a esfera física – relacionada ao aspecto corporal e orgânico – e a esfera mental, relativa a emoções, cognição e comportamento. Na realidade ambos atuam de forma conjunta, sendo fundamental o equilíbrio entre eles para que o indivíduo esteja saudável. O sedentarismo e o estresse têm causado impactos alarmantes na nossa qualidade de vida.

Estudos científicos comprovaram que a prática de atividades físicas atua diretamente no desenvolvimento cognitivo e, portanto, há um impacto significativo em diversas funções como memória, atenção e raciocínio. Tal melhoria pode ser explicada, por exemplo, pelo aumento da liberação das endorfinas, que são substâncias atuantes no cérebro como transmissores de informações e agem, sistemicamente, como analgésicos naturais. Além disto, atividades físicas aumentam a liberação de antioxidantes, que promovem uma “limpeza” de substâncias que causam estresse em nosso corpo.

O estresse crônico tem relação com o aumento de um hormônio chamado cortisol, que atua aumentando o apetite ou reduzindo nosso sistema imune, contribuindo para que o indivíduo fique doente com mais facilidade. A longo prazo, a manutenção de níveis elevados desse hormônio no nosso sangue causa diversos sintomas ansiosos e seu efeito sedativo contribui para a sensação constante de cansaço e tristeza. O estresse também pode gerar distúrbios do sono, perda do desejo sexual, alterações na memória, autoestima e bem-estar, estando relacionado a doenças como o Alzheimer, por exemplo.

A prática de atividades físicas e uma rotina mais leve devem ser lembradas como instrumentos poderosos na manutenção de uma boa qualidade de vida e de uma mente plena, feliz e saudável.