Esqueci minha senha
Será que Biden vai atender?

jose-renato-nalini - 25 de junho de 2022

Será que Biden vai atender?

José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS – 2021-2022

Compartilhar


A iniciativa privada parece acreditar que o Presidente Joe Biden é, de fato, um ambientalista consciente dos riscos que a humanidade corre nestas duas primeiras décadas do Século 21. Empresários, organizações da sociedade civil e povos indígenas enviaram ao comandante da maior Democracia Ocidental e aos líderes partidários da grande nação, pedido de que o Congresso aprove a criação de um fundo de nove bilhões de dólares para a conservação de florestas tropicais em todo o planeta.

O tema já está em debate no Parlamento americano. Dentre os vinte e três signatários, constam Agropalma, BVRio, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, uma entidade que representa trezentas e vinte e sete empresas, bancos e instituições diversas. Nomes conhecidos como Bradesco, Bayer, BRF, Cargill, FSC Brasil, Gerdau, Itaú Unibanco, Klabin, Marfrig, Natura, Nestlé, Santander, Suzano, Unilever, Vale e WWF Brasil estão nessa missiva. 

O financiamento priorizará os povos da floresta, aqueles que historicamente contribuem para a sua conservação e cujo modo de vida é diretamente impactado pelo inclemente desmatamento promovido com incentivo governamental por grileiros, mineradores e outras espécies delinquenciais que pululam a selva tenebrosa da Amazônia. Tenebrosa não pela natureza biodiversa, mas pela espécie de pessoas atraídas para uma terra sem Constituição, sem lei, sem polícia e sem Justiça. 

Os americanos têm uma responsabilidade acrescida na redução das emissões dos gases de efeito estufa. O nível de vida propiciado à sua população é incompatível com o estágio de subdesenvolvimento da maior parte do planeta, ainda carente de condições existenciais mínimas. 

Biden anunciou o fundo em novembro de 2021, durante a COP26 em Glasgow. O deputado democrata Steny Hoyer apresentou ao Congresso Americano o projeto de lei Amazon21 Act – America Mitigating and Achieving Zero-emissions Origining from Nature for the 21st Century Act, iniciativa que cria esse Fundo. 

Agora é ver se o Presidente americano, que se mostrou ambíguo e tímido na reunião há pouco realizada entre quase todos os países da América, terá cacife para cumprir sua promessa, ou se tudo não passou de mais um golpe de marketing, com vistas à matriz da pestilência chamada reeleição.