Esqueci minha senha
Transferência da Justiça Federal aguarda reforma e acordo definitivo

adelaide.lavanini - 18 de maio de 2022

Transferência da Justiça Federal aguarda reforma e acordo definitivo

HISTÓRIA: Prédio do antigo fórum é considerado equipamento cultural desde 2011

Compartilhar


Paula Lemos confirma Secretaria de Cultura no recinto e biblioteca em novo espaço

A prefeita Paula Lemos confirmou que a transferência da Justiça Federal para o prédio do antigo fórum aguarda reforma e acordo definitivo. A chefe do Executivo disse que o município está disposto a fazer adequação do espaço desde que tenha um acordo para instalação definitiva da Justiça Federal no local. “Precisamos de um fórum definitivo, acessível, bem localizado e que traga inúmeros benefícios”, disse.


“Acredito que não consigamos uma reforma grande, mas queremos fazer esse acordo de que permaneçam ali e  tenhamos essa garantia para também diminuirmos os gastos”, acrescentou. Com a transferência, a prefeitura irá economizar R$ 26 mil mensais com aluguel de imóvel na Avenida 43. Paula Lemos citou que a doação de terreno na Região dos Lagos para construção de imóvel perdeu a validade sem início das obras. “O prazo para construção acabou e nada foi feito em uma região extremamente valorizada e desenvolvida”, afirmou.


MUDANÇA: A Secretaria de Cultura, hoje abrigada no prédio da Rua 18, será transferida para o Recinto Paulo de Lima Correa. “O Recinto precisa ser melhor aproveitado e a biblioteca será colocada em espaço apropriado em frente à Igreja de São Luiz”, disse a prefeita. Ela adiantou que o local passará por reformas para garantir a preservação do acervo.


DECRETO: O governador Rodrigo Garcia assinou em abril decreto autoriza o Estado a permitir o uso, a título precário e por prazo indeterminado, o prédio do antigo fórum na Rua 18. Segundo o decreto, o uso será cedido à União para instalação da Subseção Judiciária de Barretos da Justiça Federal da 3ª Região. O antigo Fórum Conselheiro Lafaiete tem terreno de 1.796,00 m2 e 1.350,00 m2 de área construída conforme especificações da Casa Civil. O imóvel, que hoje abriga a secretaria de Cultura, foi cedido pelo Estado ao município e transformado em equipamento cultural em junho de 2011, durante a gestão do prefeito Emanoel Carvalho. Em 2012 passou a sediar a secretaria de Cultura e a biblioteca municipal.

Acadêmico Mussa Calil Neto analisa mudança na Cultura

Acadêmico Mussa Calil Neto analisa mudança na Cultura...

O Diário - 22 de abril de 2022

O acadêmico da ABC, Mussa Calil Neto, considera importante a sede própria da Justiça Federal e reforça que a União […]

Decreto cede antigo Fórum para instalação da Justiça Federal

Decreto cede antigo Fórum para instalação da Justiça Federal...

O Diário - 21 de abril de 2022

Imóvel hoje abriga Secretaria Municipal de Cultura

Diretoria da OAB Barretos visita diretora do Fórum

Diretoria da OAB Barretos visita diretora do Fórum...

O Diário - 23 de março de 2022

Juíza confirma presença em posse da diretoria