Um Santuário para todo o Brasil
O Diário - 30 de novembro de 2024
Um Santuário para todo o Brasil
Compartilhar
O cardeal dom Orani Tempesta assinou o decreto criando o Santuário da Vida no dia 30 de novembro de 2000. Como bispo de Rio Preto na época, o atual arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro autorizou que a igreja fosse lugar de celebração e acolhimento de peregrinos, com vínculo direto com a cúria diocesana.
O Santuário da Vida é um espaço de oração, de oferta e de graças. A obra foi concebida pelo arquiteto Cláudio Pastro. A primeira missa foi celebrada por Orani Tempesta há 24 anos. Ao longo do tempo, o santuário registrou o casamento de Paulo Junior e Luciana Martins, a memória de benfeitoras, beneméritos e colaboradores, ação de graças e louvor. Missas com cardeais, arcebispos, bispos e sacerdotes de diferentes dioceses brasileiras acolheram aniversariantes, festividade de bodas, estudantes, devotos de Maria e São José. Idosos, jovens, crianças estão sempre ocupando os bancos, com missas transmitidas ao vivo pela TV. O rosário mariano é rezado diariamente, mesmo sem transmissão pela emissora.
O Santuário da Vida, idealizado pelo jornalista Monteiro Filho e aprovado pelo arcebispo de Botucatu, dom Antônio Mucciolo, tem um compromisso com a espiritualidade, a missão evangelizadora do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã. As imagens de Fátima, Rainha da Paz e Aparecida estão no interior do Santuário da Vida, exaltando a figura extraordinária da Mãe de Deus.
O Santuário da Vida possibilita acolher a instrução dada no evangelho de Lucas no capítulo 21, para vigiar “rezando em todo momento, a fim de terem forças para escapar de tudo”.