Esqueci minha senha
5º Encontro Nacional dos Muladeiros do Bem acontece até o dia 20 de setembro no Rancho Nossa Senhora de Guadalupe

O Diário - 19 de setembro de 2025

5º Encontro Nacional dos Muladeiros do Bem acontece até o dia 20 de setembro no Rancho Nossa Senhora de Guadalupe

5º Encontro Nacional dos Muladeiros do Bem acontece até o dia 20 de setembro no Rancho Nossa Senhora de Guadalupe

Compartilhar


Evento, que promete reunir tradições sertanejas, tem entrada gratuita e programação para todas as idades

De 17 a 20 de setembro, o Rancho Nossa Senhora de Guadalupe, em Barretos (SP), recebe o 5º Encontro Nacional dos Muladeiros do Bem. A iniciativa valoriza a cultura caipira e o tropeirismo, oferecendo ao público entrada gratuita e uma programação variada para todas as idades.

O evento começou na quarta-feira (17), com a entrada dos animais e uma apresentação musical sertaneja.

Na quinta-feira (18), as atividades tiveram início com a Cavalgada, às 9h. À tarde, o público acompanhou o Team Penning, às 15h, o Concurso de Traias, às 16h, e o Ranch Sorting, às 19h. A programação foi encerrada com música sertaneja.

Hoje, sexta-feira (19), as atrações começam às 9h com as provas de Marchas. Às 16h acontece a prova de Morfologia de Mulas e Burros, seguida pelo Team Roping, também às 16h. À noite, o público contará com apresentação musical sertaneja.

No sábado (20), último dia do evento, as atividades têm início às 9h com novas provas de Marcha. Ao meio-dia acontece a tradicional Queima do Alho, animada pela dupla Doni & Léo Viola e pelo grupo de catira Espora de Prata. Às 13h30 será realizado o Concurso de Berrante e, em seguida, o Leilão de Animais, às 15h30. A partir das 19h, ocorrem as Marchas Sociais e, às 20h, a aguardada Marcha Mega Final, com encerramento musical sertanejo.

Idealizado pelo empresário Antenor Morais Prata, o Encontro dos Muladeiros do Bem vai muito além do entretenimento. A ideia nasceu durante uma prova de cavalos no Rancho Nossa Senhora de Guadalupe, quando ele e alguns amigos perceberam que o muar precisava de um espaço especial em nosso município, dada sua importância na tradição sertaneja. Antenor relembra um marco fundamental da cultura raiz: “Os muares sempre foram essenciais para manter as fazendas de pecuária e são parte viva da nossa história, dos tropeiros e da tradição sertaneja.” Foi com esse propósito que criaram o Encontro Nacional dos Muladeiros do Bem.

A iniciativa é do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, com apoio do PROAC/SP e realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Para a coordenadora do Instituto Sociocultural, Aline Dias, é fundamental preservar as tradições sertanejas. “É gratificante saber que o Instituto Sociocultural contribui com isso. Nosso papel é trazer cultura não apenas para o Hospital de Amor, mas também para toda a sociedade”, destacou.