70 anos da maior Festa do Peão da América Latina
O Diário - 31 de agosto de 2025

Rogério Ferreira da Silva é cirurgião-dentista
Compartilhar
Barretos viveu dias de pura emoção, tradição e celebração com a edição histórica da Festa do Peão de Boiadeiro, que completou seus 70 anos. O evento, considerado o maior da América Latina no gênero, reuniu milhares de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo, consolidando mais uma vez sua importância cultural, econômica e turística.
Desde sua primeira edição, em 1955, a Festa se transformou em símbolo da cultura sertaneja. Este ano, Os Independentes, organizadores da Festa, prepararam uma programação especial para marcar as sete décadas de história. O Parque do Peão, totalmente decorado com elementos que relembravam as origens do evento, foi palco de grandes nomes da música sertaneja, rodeios de altíssimo nível e atrações para todas as idades.
Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham passado pelo evento. A arena foi tomada por aplausos e emoção durante as montarias, enquanto os shows lotaram as arquibancadas e camarotes, com artistas como a “embaixadora” Ana Castela e tantos outros que abrilhantaram as noites com muita música e energia, sem contar no show do Frei Gilson que foi maravilhoso. A Festa também contou com provas esportivas, exposições, gastronomia típica e homenagens a figuras históricas do universo sertanejo. Um dos momentos marcantes sempre é a Queima do Alho.
A comemoração dos 70 anos de Barretos não foi apenas um evento, mas uma verdadeira celebração da cultura brasileira. O clima de união, respeito às tradições e alegria contagiante fizeram desta edição uma das mais inesquecíveis. Barretos provou, mais uma vez, que é a capital nacional do rodeio. Um ótimo domingo de final de rodeio e de Festa pra você!