Esqueci minha senha
Polícia Civil realiza Operação Rapina e prende suspeitas de praticar furtos contra idosos

luis.nascimento - 18 de novembro de 2022

Compartilhar


Crimes ocorreram entre março e abril deste ano em Barretos

A Polícia Civil através da Central de Polícia Judiciária realizou na sexta – feira (18), Operação Rapina e prendeu duas mulheres com idades de 27 e 21 anos, apontadas com integrantes da quadrilha das “Cocotas”, que estariam praticando furto contra idosos em Barretos.

 A ação coordenada pelos delegados Marcelo Gambi Alves e Daniel do Prado Gonçalves, contou com a participação de 10 policiais, e cumpriu dois mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra as autoras, no bairro Zequinha Amêndola.

 O trabalho de investigação apurou diversos crimes de furto qualificado e associação criminosa, realizados pela quadrilha entre os meses de março e abril deste ano.

 Consta que entre as vítimas, estão três idosas com idades de 73, 75 e 77 anos.

Os investigadores apuraram que as duas autoras se passavam por agentes de combate a endemia, as quais, geralmente, vestidas com camisetas e blusas na cor azul, entravam nas residências das vítimas, principalmente pessoas idosas, onde subtraíam cartões bancários, dinheiro, e objetos de valor.

Na posse dos cartões, as investigadas realizavam saques nas contas bancárias das pessoas idosas, efetuavam compras diversas, transferências monetárias, e outras operações similares, acarretando grande prejuízo.

O delegado Marcelo representou pela prisão preventiva contra as duas indiciadas, que foi deferida pela Justiça.

Nos dois endereços vinculados as investigadas, os policiais apreenderam material de interesse da investigação.

“ Nós pedimos ao Poder Judiciário, mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência dessas suspeitas, que foram cumpridos na data de hoje (sexta-feira), numa operação conjunta das unidades da Polícia Civil de Barretos. As principais investigadas foram encontradas e presas preventivamente, e durante as buscas foram apreendidos objetos de interesse para investigação, tais como máquinas de cartão de crédito, documentos, joias e semi joias, para se ter prosseguimento na apuração para se tentar concluir o trabalho da melhor forma possível. Os valores ainda estão sendo apurados, mais podemos dizer que é uma quantia considerável, de milhares de reais. São pelo menos três vítimas, todas idosas com idade acima de 70 anos. Infelizmente uma das vítimas faleceu durante esse ano e não pode fazer o reconhecimento das investigadas. Mas pelo menos uma vítima reconheceu pessoalmente as investigadas como envolvidas em um dos furtos qualificados. Elas poderão ser indiciadas no crime de furto qualificado, associação criminosa  inicialmente, podendo inclusive incluir outros crimes até o final das investigações. E bastante provável, que tenha mais uma ou outra pessoa que tenha envolvimento direto nesses crimes” informou o delegado Marcelo Gambi Alves.

Materiais apreendidos nas residências das investigadas
Carro utilizado pelas indiciadas no cometimento dos crimes