Esqueci minha senha
A ABC valoriza seus acadêmicos

O Diário - 7 de abril de 2023

A ABC valoriza seus acadêmicos

PROF. JOSÉ ANTONIO MERENDA - Escritor, historiador, membro e ex-presidente da ABC, titular da Cadeira nº 29

Compartilhar


Ao comemorarmos os 40 anos de fundação da Academia Barretense de Cultura (ABC) é necessário haver momentos para reflexões. São quatro décadas dedicadas à promoção da cultura, através de celebrações; debates; palestras; saraus; pesquisas; homenagens, como o ‘Amigo da Cultura’ e ‘Acadêmico do Ano’, entre outras; exibições de filmes; exposição de artes; lançamento de livros; e, sobretudo a convivência cordial, frutífera e estimulante entre os acadêmicos.  

Fundada em 1º de maio de 1983, na Biblioteca Municipal ‘Affonso de Escagnolle Tanay’, cuja assembleia foi convocada pelo advogado Jurandyr Sousa, a fim de reunir iminentes amantes da literatura, das artes e das ciências. Sendo assim, surgia um foco de luz na cultura barretense. Inicialmente a ABC era composta por 20 membros, com previsão de 40 Cadeiras, que foram preenchidas paulatinamente.    

O tempo passou e muitos retrocessos pode-se notar na sociedade em geral. No entanto, a ABC se renova a cada instante e seus acadêmicos também, mantendo o foco em seus ideais, valores e convicções, num lampejo de esperança numa sociedade cada vez mais necessitada de ações culturais.

A Academia possui quarenta membros efetivos, que se reúnem em sessão ordinária, no último sábado de cada mês, onde são discutidos assuntos diversos em prol da entidade e da comunidade, bem como uma confraternização entre seus membros, valorizando-os.  

Quer seja no coletivo ou no individual seus membros são atuantes na ABC e na sociedade barretense. Todos têm predicados, que devem ser ressaltados. Vejamos: quando os acadêmicos se reúnem para realizarem uma palestra, um sarau, uma exposição de artes, lançamento de coletâneas, isto é o coletivo, salutar para a sobrevivência da entidade. No entanto, os acadêmicos contribuem, também, individualmente, quando lançam um livro, expõe suas obras artísticas, ministram palestras em escolas, bairros, etc., onde irradiam seus conhecimentos.

Nessas quatro décadas vários confrades partiram para sempre, permanecendo conosco a lembrança carinhosa de sua atuação e um preito de saudade eterna. No entanto, novos acadêmicos são eleitos, que dão continuidade à entidade. Assim caminha a ABC . . . 

PROF. JOSÉ ANTONIO MERENDA - Escritor, historiador, membro e ex-presidente da ABC, titular da Cadeira nº 29