Monteiro Filho recebe homenagem como Cidadão Taiuvense
luis.martins - 7 de outubro de 2023

Sessão solene da Câmara de Taiúva para entrega do título de cidadania a Monteiro Filho (Foto: O Diário de Barretos)
Compartilhar
Jornalista ganha reconhecimento da cidade de Dom José de Mattos e Nadir Kenan
O jornalista João Monteiro de Barros Filho, fundador de O Diário e da Rede Vida de Televisão, recebeu título de Cidadão Taiuvense, em solenidade realizada na Câmara de Taiúva, na tarde de sexta-feira (6). A homenagem foi proposta em setembro de 2014 pelo então vereador Francisco Sérgio Clapis, o Kiko.
O presidente Fernando Gallo conduziu a sessão solene com as participações dos vereadores Amadeu da Silva, Carlos Nicoletti e Gilson de Souza.
Na saudação a Monteiro Filho, o proponente Kiko lembrou as ligações afetivas do homenageado com taiuvenses ilustres como dom José de Mattos Pereira – primeiro bispo da diocese de Barretos; Nadir Kenan, comunicador e ex-deputado; Luiz Spina, médico e também dom Milton Kenan Júnior, atual bispo da diocese. Kiko ainda destacou a importância da Rede Vida de Televisão e sua cobertura nacional, levando mensagens de evangelização a todas as regiões brasileiras.
Os filhos Luiz Antonio e Monteiro Neto prestigiaram a cerimônia em Taiúva. Ao discursar em nome do homenageado, Luiz Antonio citou a “dívida de gratidão” de Monteiro Filho com Taiúva por gerar dois de seus amigos inesquecíveis: dom José de Mattos e Nadir Kenan. E finalizou elencando o “decálogo de Monteiro Filho no legado de uma vida bem vivida”.
A seguir, a íntegra da manifestação de Luiz Antonio em nome do homenageado:
“Paz e bem. João Monteiro de Barros Filho ganha hoje um presente para sua alma viva, seu corpo cansado e seu coração vibrante. Ser filho de Taiúva é uma grande emoção.
Taiúva é a cidade de Dom José de Mattos Pereira e dom Milton Kenan, terra de Nadir Kenan. Dom José foi o 1º Bispo de Barretos. Assumiu em junho de 73. Morreu em 12 de agosto de 1976. O jornalista anotou as últimas palavras do bispo em seu leito. Nadir Kenan nasceu em Taiúva em 1919 e morreu em 21 de dezembro de 1981. Foi radialista e deputado estadual.
A Câmara Municipal de Taiúva aprovou o título de cidadania ao jornalista Monteiro Filho. A partir deste dia 6 de outubro, o fundador da Rede Vida passa a ser “filho” da terra de Dom José de Mattos Pereira, seu pai espiritual, e de Nadir Kenan, seu irmão de comunicação.
Ao agradecer o parlamento, valorizar a generosidade dos vereadores, saudar as autoridades, uma palavra carinhosa à comunidade, sua gente, suas lideranças e liderados. A homenagem é a imagem da providência misericordiosa de Deus e do serviço ao bem comum.
A dívida de gratidão de Monteiro Filho com Taiúva por gerar dois amigos inesquecíveis. Um bispo comunicador e um comunicador verdadeiro. Um pastor carinhoso e um radialista vibrante. Com um, Monteiro Filho assimilou o sentido dos desígnios de Deus. Com outro, Monteiro Filho discerniu o valor da coragem democrática.
Taiúva é a cidade da devoção e da arte sacra. A comunidade da união e da solidariedade. A terra da paixão e da consideração humana. Terra do médico Luiz Spina, que deu nome ao primogênito de Monteiro Filho. Terra que acolheu dona Jandira e viu Emília Zanetti, a esposa do Tatá crescer.
O tempo passa e a vida corre. Mas sempre haverá tempo para o amor na vida, a paixão pela comunicação e a alegria da comunhão.
Hoje, em sua fragilidade pela idade, em suas dificuldades de mobilidade e das enfermidades, a presença do jornalista em Taiúva sinaliza a importância de nunca se esquecer dos amigos, dos conselheiros, dos companheiros de jornada. Uma lição inspiradora para cultivar a lealdade e a fidelidade, cativar a esperança e alimentar a paz. Monteiro Filho reforça na solenidade de Taiúva uma mensagem histórica de seus pronunciamentos. Eis o decálogo de Monteiro Filho no legado de uma vida bem vivida.
1. Sejam felizes porque vocês verdadeiramente merecem.
2.Todas as pessoas simples, corajosas, lutadoras, tementes a Deus, têm uma história bonita de vida.
3. Desavenças não significam desunião.
4. O afeto dá colorido à vida.
5. Use a imaginação e ative a criatividade.
6. Bola pra frente. O quase não joga.
7. Transforme informação em conhecimento para ação.
8. O milagre da normalidade deve ser sempre cultivado.
9. Um programa de cada vez e vai dar tudo certo.
10. Não tenha medo. Seja persistente. Tenha fé.
Paz e bem”.

LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>