Esqueci minha senha
Barretense assume Academia de Letras da Faculdade de Direito da USP

Adelaide Lavanini - 3 de janeiro de 2024

Compartilhar


Vitor Basso está otimista com possíveis parcerias com instituições culturais  

O barretense Vitor Basso assumiu a presidência da Academia de Letras da Faculdade de Direito da USP. Aos 23 anos, ele pretende mobilizar intercâmbio cultural com Barretos, debater sobre grandes projetos e dialogar com instituições. Vitor Basso é acadêmico da ALAB (Academia de Letras e Artes de Barretos) e vê a oportunidade para troca de experiências.


“Pretendo propor grandes parcerias e reforçar a importância dos editais públicos de programas como PROAC e as leis Rouanet e Paulo Gustavo que destinam verbas para projetos autônomos”, disse. Nesse sentido, Vitor também pretende conversar com a secretaria municipal de Cultura. “Em Barretos tive algumas oportunidades, desde pequeno sou apaixonado pela tradição da cidade, não esqueço minhas raízes e quero ajudar no que for possível”, afirmou.

HISTÓRIA: Vitor Basso é o primeiro barretense a presidir a Academia de Letras da Faculdade de Direito da USP. “Agora temos essa representação, quero o diálogo com Academia Paulista de Letras, a ALAB e outras instituições”, disse.


Vitor estudou artes na Europa, atua no Tribunal de Justiça de São Paulo e tem planos de lançar um livro neste ano. “Vejo uma perspectiva otimista, temos muitos desafios mas a cultura é um espaço de resistência e um grande legado”, finalizou.

LEGADO: A Academia de Letras da Faculdade de Direitoda USP tem o legado de grandes escritores brasileiros como José de Alencar, Castro Alves e autores canônicos, além de escritoras mais modernas como Lygia Fagundes Telles e Hilda Hilst. Várias personalidades brasileiras, juristas, intelectuais, políticos e artistas em geral já fizeram parte da Academia.