Esqueci minha senha
Silvio Santos foi um “baú de felicidade e de esperança”!

kleber-aparecido-da-silva - 20 de agosto de 2024

Silvio Santos foi um “baú de felicidade e de esperança”!

Kleber Aparecido da Silva é professor Associado 3 dos Cursos de Letras e de Relações Internacionais da UnB. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq – 2A

Compartilhar


Silvio Santos foi, é e sempre será o maior nome do entretenimento e da comunicação da televisão brasileira, que começou como camelô e locutor de rádio, e que estava internado desde o início do mês em razão de uma infecção por H1N1. Silvio Santos morreu aos 93 anos, neste sábado, 17 de agosto de 2024, em São Paulo, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1). Ele foi o nome mais importante do entretenimento e da comunicação da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandou a partir de 1963, em diferentes emissoras. Foi, também, dono de um conglomerado bilionário e criador de marcas como Jequiti, Tele Sena, Baú da Felicidade - além, da emissora SBT. Sim, Silvio Santos foi uma “baú de felicidade”.

Em nota, a Rede Globo lamentou a morte de Silvio. “O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs.” Hoje, 18 de agosto de 2024, é domingo. É dia de alegria. Vamos sorrir e cantar.

Termino este artigo em tributo ao grande comunicador Silvio Santos, com um excerto da música/marchinha que o homenageou no Carnaval de 2001 pela Escola Tradição: “Olha que glória, que beleza de destino!; Pra esse menino, Deus reservou; Ele cresceu, ele venceu, vive sorrindo; Com muito orgulho, foi camelô; Nasceu na Lapa, no Rio de Janeiro; Esse artista é enredo, da nossa Tradição; Foi do rádio minha gente; Hoje na televisão (oi Patrão!); Faz o dia mais contente; Alegria do povão! Qual é o prêmio Lombardi diz aí! Qual é a Música quem sabe, canta aí!; Quem quer dinheiro? O aviãozinho vai subir!; Minhas colegas de trabalho; Que beleza de auditório; Abre a Porta da Esperança; É Namoro na TV.(Boa Noite!); Boa Noite cinderela; (Eu gosto!) Gosto de você; (Em nome!) Em Nome do Amor; (EU, EU!); Eu quero morrer de prazer; (...) É o Baú de Felicidade; Vamos cantar, vamos brincar, vamos sorrir; É Domingo é alegria; (Que que tem?!); Silvio Santos vem aí! Silvio Santos vem aí”. Sim, Sílvio Santos foi, é e sempre será um “baú de felicidade e de esperança!.

Kleber Aparecido da Silva é professor Associado 3 dos Cursos de Letras e de Relações Internacionais da UnB. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq – 2A.