Esqueci minha senha
Conquista para a saúde pública barretense

O Diário - 18 de abril de 2025

Conquista para a saúde pública barretense

Conquista para a saúde pública barretense

Compartilhar


A realização do oitavo transplante de coração no Hospital Nossa Senhora, que passou a ser vinculado a Santa Casa de Barretos, gera esperança para a saúde pública. Ambas instituições são geridas pela Fundação Pio XII, que é também mantenedora do Hospital de Amor, referência nacional na área de oncologia.

Além de toda a capacitação de equipe multiprofissional, a viabilização de um procedimento de tal magnitude envolve diferentes aspectos, desde a compreensão da família do doador (a) até a formação de uma verdadeira força tarefa, para a retirada do órgão no local que houve a morte do doador (a), o transporte com a rapidez exigida para a preservação do órgão e a realização do procedimento propriamente dito no local em que está o paciente.

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos recebeu o credenciamento para realizar cirurgias de transplante de coração, junto ao Ministério da Saúde. Os procedimentos são feitos no centro cirúrgico do chamado Anexo 1 da Santa Casa, localizado no Hospital Nossa Senhora. Este Anexo inclui, além do centro cirúrgico, também a UTI dessa instituição.

Nesta unidade, em média, são realizadas cerca de 20 cirurgias cardíacas com circulação extracorpórea por mês, como revascularização do miocárdio, troca valvar, cirurgia de aorta e implantes de marca-passo. O atendimento é  voltado para pacientes da região administrada pelo Departamento Regional de Saúde de Barretos (DRS-V), da Secretaria de Estado da Saúde, que inclui dezoito municípios. Mas, além do atendimento às cidades que integram a área de abrangência do DRS-V, o serviço passou também a receber pacientes de outras áreas regiões.

Uma conquista para a saúde pública paulista em geral e para a barretense em particular.