Esqueci minha senha
Transplante hepático é realizado com logística inédita em Barretos  

Sandra Moreno - 29 de abril de 2025

Aeronave pousou em campo de futebol com órgão captado em outro estado (Foto: Redes Sociais)

Aeronave pousou em campo de futebol com órgão captado em outro estado (Foto: Redes Sociais)

Compartilhar


Desde julho de 2023, o Hospital de Amor, em Barretos, é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) junto ao Sistema Nacional de Transplantes . No domingo (27), a instituição realizou mais um transplante hepático, demonstrando uma logística integrada para garantir o sucesso do procedimento. O fígado transplantado veio de outro estado. De acordo com normas de sigilo, informações sobre o doador não podem ser divulgadas. O receptor, um paciente do sexo masculino, de 41 anos, permanece internado sob cuidados médicos.

A logística para o transporte foi complexa. O órgão foi captado por outra equipe médica e, devido à longa distância, a Central de Transplantes solicitou transporte aéreo. A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou um avião Bandeirante para trazer o fígado até o aeroporto de Barretos. Entretanto, em razão do mau tempo, a aeronave precisou aterrissar em Uberaba (MG). Foi, então, solicitado apoio ao Corpo de Bombeiros de Minas. A equipe mobilizou um helicóptero que transportou o fígado de Uberaba a Barretos. A aeronave pousou no campo de futebol do bairro Paulo Prata, onde ocorria um jogo amistoso.

NÚMEROS

Desde que o HA foi credenciado para esse tipo de procedimento, já foram feitos cinco transplantes, segundo o médico Ênio David Mente, responsável técnico pelo programa de transplante hepático da instituição. Ele destacou a importância da doação de órgãos, classificando o gesto como um "extremo ato de altruísmo em um momento de grande dor para os familiares". Para ele, a existência de um serviço especializado como o do Hospital de Amor representa uma grande vitória para o SUS e para os pacientes que aguardam na fila de espera.