Esqueci minha senha
Obras de desassoreamento do Pitangueiras seguem com duas frentes de trabalho

Roberto José - 29 de abril de 2025

As obras de desassoreamento do ribeirão Pitangueiras estão em andamento com duas frentes de serviços, ao longo de um trecho de 3,5 km de extensão do leito do rio.

Vista do córrego onde o trabalho já foi executado Foto – Divulgação

Compartilhar


Trabalho tem o objetivo de recuperar a capacidade dos mananciais, segundo o SAAE

As obras de desassoreamento do ribeirão Pitangueiras estão em andamento com duas frentes de serviços, ao longo de um trecho de 3,5 km de extensão do leito do rio. A intervenção, integra as ações do Programa Estadual Rios Vivos, e já foi concluída no início da avenida Walter Leonel de Souza e as máquinas seguem avançando pelo leito do córrego, enquanto outra frente de trabalho atua na Lagoa da Fazenda Flórida, onde está localizada uma das principais nascentes do Ribeirão das Pitangueiras.

A obra tem como objetivo restaurar a capacidade de escoamento das águas, minimizar o risco de alagamentos em períodos chuvosos e contribuir para a recarga do lençol freático. Além dos benefícios diretos à drenagem urbana, as obras representam um avanço importante para a preservação ambiental e o fortalecimento do abastecimento hídrico da cidade. "Este desassoreamento é uma ação concreta de cuidado com a nossa água. Ao recuperar a capacidade dos nossos mananciais, reforçamos a segurança hídrica e contribuímos para a sustentabilidade do município", destacou o superintendente Nilson Andrade.

Segundo o prefeito Odair Silva, a obra representa um investimento direto no futuro hídrico da cidade. "Estamos trabalhando para garantir o abastecimento da nossa população e, ao mesmo tempo, proteger os nossos recursos naturais. A preservação do Ribeirão Pitangueiras é estratégica para Barretos", afirmou.