Cultura Tropeira terá desfile inédito neste domingo em Barretos
Sandra Moreno - 3 de maio de 2025

Esculturas que retratam a tradição tropeira são preparadas por artistas
Compartilhar
Realização do evento é do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor com apoio do Ministério da Cultura
Os 10 carros alegóricos temáticos que vão compor o primeiro Desfile da Cultura Tropeira neste domingo (4) são montados no almoxarifado da prefeitura. A realização é do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, por meio da lei federal de Incentivo à Cultura, e conta com direção artística de Maurício Valente, profissional com experiência em grandes eventos. Sob sua coordenação, esculturas gigantes de violas, charretes, cavalos, boiadas, além da lenda do Boi Soberano, ícone imortalizado em música e monumento em Barretos, são cuidadosamente preparadas.
“Estamos nos detalhes finais, para que no dia 4 as pessoas assistam a um espetáculo maravilhoso. É um trabalho que reúne muita dedicação, brilho e tradição”, afirma Maurício.
As alegorias, com até quatro metros de altura, retratam aspectos marcantes da cultura tropeira e sertaneja: moda de viola, a dança da catira, carros de boi, o prato típico Queima do Alho, o berranteiro, o agronegócio, e a própria história da associação Os Independentes, que realizada neste ano a 70ª Festa do Peão.
Entre os artistas envolvidos, destaca-se Ruberval Amâncio Ferreira, de Irapuã (SP), que finaliza o painel que ilustrará o momento emblemático do “estouro da boiada” no carro do Boi Soberano. “Essa pintura me traz memórias afetivas da infância, dos tempos em que meu pai nos fazia cantar essa música. Cada pincelada carrega a emoção do sertão que vivi”, conta.
O desfile sairá do Recinto Paulo de Lima Correa seguindo pela avenida 23 até a rua 18 e depois finalizando na avenida 15. Na praça Francisco Barreto haverá arquibancada, espaço para pessoas com deficiência e palco com locução ao vivo, apresentando os blocos. Para completar, a Banda Marcial de Promissão promete uma apresentação com coreografias e músicas selecionadas exclusivamente para o evento. Após haverá cavalgada com finalização no Centro de Convenção Dr. Paulo Prata com a queima do alho.Toda a renda será revertida para o Hospital de Amor.