Premiação de artigos celebra parceria entre FACISB e O Diário
Sandra Moreno - 4 de maio de 2025

MELHORES: Estudantes autores dos artigos premiados durante evento que teve certificação oferecida pela instituição de ensino
Compartilhar
Iniciativa já resultou na publicação de mais de 600 artigos de medicina voltados à população
A cerimônia de premiação dos melhores artigos publicados no segundo semestre de 2024 consolidou uma parceria que, há dez anos, transforma conhecimento acadêmico em informação acessível para toda a comunidade: o projeto conjunto entre a Faculdade de Medicina FACISB e o Jornal O Diário.
Desde 2014, estudantes de medicina escrevem artigos que abordam temas relevantes da área da saúde com uma linguagem simples e educativa. Os textos são orientados por professores e publicados no jornal O Diário impresso e online, somando mais de 600 publicações ao longo da década.
Nesta edição, 10 artigos finalistas foram selecionados entre quase 50 textos publicados no segundo semestre. A escolha foi feita por um grupo de pareceristas convidados, incluindo docentes, acadêmicos da Academia Barretense de Cultura e jornalistas.
Durante o evento, o jornalista e redator de O Diário, Luís Otávio Martins, refletiu sobre o impacto do projeto para o jornalismo local e a sociedade: “É uma década de compromisso com a informação de qualidade. Os estudantes da FACISB trazem temas que interessam à saúde pública. Mesmo com a força da tecnologia e das redes sociais, o jornal impresso resiste porque ainda tem muito a dizer. E quando essas páginas são ocupadas por jovens comprometidos com a ciência e com a comunidade, o jornal ganha ainda mais força. Nós acreditamos nesse projeto e queremos que ele continue por mais 10 anos – ou mais”, disse ele.
Rosimeire Ferreira Mendes, docente da disciplina de LIBRAS e coordenadora do núcleo de extensão e responsabilidade social na faculdade, reforçou a importância da iniciativa: “Esse projeto tem um papel formador e social. O estudante aprende a traduzir o conhecimento técnico em linguagem acessível. Aprende a ouvir a sociedade, a entender o que ela precisa saber. E isso também é fazer medicina.”
E como a noite era de premiação, os três artigos melhores avaliados foram apresentados, e a vencedora foi a estudante Marcela Viscovini Gomes da Silva, com o artigo “Muita tela, pouco movimento: o sono dos jovens em ameaça”, orientado pela professora Bárbara Sgavioli Massucato. Emocionada, Marcela contou que escolheu o tema por experiência pessoal e pelo desejo de alertar outros jovens sobre os impactos do uso excessivo de telas. Como estímulo, cada um dos 10 finalistas recebeu certificação e os vencedores, premiação também em dinheiro. A noite contou ainda com apresentação musical e homenagens aos participantes do projeto, consolidando um ciclo de trabalho, aprendizado e impacto social que deve continuar por muitos anos.
Em tempo, o artigo vencedor, “Muita tela, pouco movimento: o sono dos jovens em ameaça”, foi publicado na editoria Opinião de O Diário, em 13 de novembro de 2024.