O leigo do Movimento Mariano
O Diário - 18 de maio de 2025

O leigo do Movimento Mariano
Compartilhar
O presidente do Corim Apostolado do Movimento Sacerdotal Mariano, Otávio Piva de Albuquerque, está hoje em Barretos e participa da santa missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Atendendo convite da diretora da Rede Vida, Mariana Monteiro, o leigo mariano vai expor ações de peregrinação, eventos e encontros de fomento de espiritualidade para os tempos atuais.
O apostolado nasceu em 1972 com o padre Stefano Gobbi, durante peregrinação ao Santuário de Fátima, com inspiração interior de Nossa Senhora e o Imaculado Coração de Maria. O bispo diocesano de Barretos, dom Antônio Mucciolo, manteve sempre uma proximidade com o movimento, incentivando a presença de sacerdotes e leigos, inclusive barretenses. O padre Stefano Gobbi nasceu em 22 de março de 1930 e faleceu em 29 de junho de 2011, um ano antes de dom Antônio Mucciolo.
Há 37 anos, desde 1988, Otávio Piva está ligado ao apostolado e coordena peregrinações a Fátima, Vaticano e Jerusalém, antes de lugares santos como Assis de Francisco e San Giovanni Rotondo do Padre Pio. Para junho, organiza romaria para o Jubileu dos Sacerdotes no Ano Santo de Esperança. Entre 29 de junho e 5 de julho, retiro de exercícios espirituais para sacerdotes, bispos e arcebispos em Perugia, na Itália.
O trabalho missionário de Otávio Piva está voltado agora para o retiro de crianças dia 24 de maio, na sede da Aliança da Misericórdia, em Pirituba, São Paulo. A mobilização visa colocar crianças em oração pela paz no mundo, conforme pedido do Papa Leão XIV. O evento será domingo, dia 24, das 8h30 às 17h30, incluindo missa com o padre João Henrique, fundador da Aliança da Misericórdia.