Esqueci minha senha
Diocese passa ser vinculada à Província Eclesiástica de Rio Preto

luis.martins - 22 de maio de 2025

Diocese de Barretos é composta por 13 municípios

Diocese de Barretos é composta por 13 municípios

Compartilhar


O Papa Leão XIV instituiu a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto e nomeou o primeiro arcebispo: dom Antônio Emídio Vilar, SDB, atual bispo diocesano.

De acordo com o comunicado da Nunciatura Apostólica no Brasil, a nova província foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, e abrangerá as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao povo e ao arcebispo da nova arquidiocese, destacando “a comunhão com a caminhada desta Igreja Particular, com votos de que a elevação a arquidiocese possa ser sinônimo de maiores frutos na ação evangelizadora”.

O arcebispo dom Antônio Emídio Vilar nasceu no dia 14 de novembro de 1957, em Guardinha, distrito do município de São Sebastião do Paraíso (MG), mas a família se firmou em Batatais semanas depois do seu nascimento. É religioso salesiano desde 1976, tendo sido ordenado presbítero em 1986. Dom Vilar é bispo desde 2008. Seu lema é “Animan pro Ovibus”  (A vida pelas ovelhas (Jo 10,11)).

INSTALAÇÃO

A missa de instalação da nova Arquidiocese será celebrada na Catedral Metropolitana de São José, no dia 9 de julho, em horário a ser definido.

De acordo com o comunicado, o arcebispo de São José do Rio Preto, dom Antônio Emidio Vilar, receberá o pálio das mãos do Papa Leão XIV em missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no  dia 29 de junho.

DOM MILTON

O bispo barretense dom Milton Kenan Júnior manifestou-se sobre a nova arquidiocese:

“A notícia da criação da arquidiocese de São José de Rio Preto encheu me de alegria! Há algum tempo desejava a sua criação, devido à grande extensão da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto na qual a Diocese de Barretos pertencia. As distâncias eram de um certo modo um entrave para uma maior comunicação entre as Dioceses. Com a criação da Província Eclesiástica de São José do Rio Preto, os bispos das Dioceses que a constituem estamos mais próximos e já temos uma caminhada comum no Sub-Regional RP2 da CNBB. Assim a criação da Arquidiocese e consequentemente da Província de São José do Rio Preto é razão de muita alegria pois fortalece os vínculos entre nossas Dioceses, e fortalece o caminho pastoral em conjunto que realizamos”, afirmou.