Esqueci minha senha
Monitoramento permite antecipar riscos e reforçar combate a incêndios

Sandra Moreno - 18 de junho de 2025

Monitoramento permite antecipar riscos e reforçar combate a incêndios

REAL: Modernização de estrutura para acompanhar Fase Vermelha no Estado

Compartilhar


O Estado de São Paulo conta, a partir deste ano, com a Sala SP Sem Fogo, uma nova ferramenta que permite antecipar os riscos de incêndios e reforçar as ações preventivas em todo o território paulista. A estrutura foi montada no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes, com atuação integrada da Defesa Civil.

A Sala SP Sem Fogo faz parte do programa SP Sempre Alerta e reúne dados atualizados a cada hora sobre direção e velocidade dos ventos, umidade do ar, temperatura e mapa de risco de incêndios. Com essas informações, as equipes conseguem prever com antecedência os períodos e regiões com maior probabilidade de fogo, otimizando o deslocamento de brigadas, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. 

Durante a fase vermelha da operação, vigente nos meses de estiagem, meteorologistas e analistas atuam em plantão permanente, emitindo boletins diários com previsões detalhadas para as equipes de campo. “Com a Sala SP Sem Fogo, conseguimos identificar antecipadamente os períodos mais críticos em cada região, o que permite reforçar o contingente e agir com antecedência”, explica a major Tatiana Rocha, da Defesa Civil estadual.

A operação integra secretarias estaduais de Meio Ambiente, Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento, além de unidades de conservação e parques florestais, em uma ação coordenada para minimizar os impactos dos incêndios no Estado.