Junho teve menos casos de ataques de escorpião
Sandra Moreno - 2 de julho de 2025

SORO: Santa Casa é a única instituição de saúde com disponibilidade do soro antiescorpiônico
Compartilhar
O mês de junho registrou o menor número de acidentes com escorpiões em Barretos neste ano, com 14 casos notificados, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desde janeiro, o município contabilizou 183 acidentes com animais peçonhentos, sendo a maior parte envolvendo escorpiões. Apesar da queda, o pediatra Caio Junqueira Franco, da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, faz um alerta importante: em caso de picada, especialmente em crianças menores de 10 anos, o atendimento deve ser imediato e direto na Santa Casa, único local com o soro antiescorpiônico disponível na cidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A criança não deve ser levada para a UPA ou unidade básica. O soro precisa ser administrado rapidamente em casos moderados ou graves, e só a Santa Casa dispõe desse atendimento. Cada minuto conta”, enfatiza o médico pediatra.
Segundo ele, nem todos os casos exigem aplicação do soro, mas apenas no hospital será possível avaliar os sintomas clínicos, como vômitos, suor excessivo e alterações cardíacas, e definir a conduta. “Uma criança de 15 quilos pode ter reações muito mais graves do que um adulto pelo volume proporcional do veneno”, explica. Além dos escorpiões, também foram registrados neste semestre quatro casos com serpentes e quatro com aranhas. O trabalho de prevenção é contínuo e realizado pelas equipes de controle de vetores da Prefeitura, com ações casa a casa.
A orientação da Santa Casa é clara: em caso de suspeita de acidente com animal peçonhento, o hospital deve ser procurado imediatamente. Se possível, o animal envolvido pode ser levado para auxiliar na identificação.