Esqueci minha senha
Maioria dos internados por gripe não tomou vacina

Sandra Moreno - 6 de julho de 2025

Maioria dos internados por gripe não tomou vacina

PROTEÇÃO: Vacinação contra a gripe está disponível em todas UBS

Compartilhar


Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Barretos mostram que 8 a cada 10 pessoas internadas por gripe em 2025 não estavam vacinadas. No primeiro semestre, o município registrou 33 internações por influenza e 154 por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com a maioria dos pacientes sem histórico de vacinação contra a gripe.

Entre os casos de influenza, 81% dos internados não tinham recebido a vacina. Já entre os pacientes com SRAG, que é uma evolução grave de doenças respiratórias, como gripe e covid-19, o percentual foi de 72%.

“Vacinas salvam vidas. É uma forma de prevenção extremamente eficiente e disponível gratuitamente em todas as UBSs e no Postão”, destacou o secretário municipal de Saúde, Angelo Roberto Gonçalves. Ele reforça a importância da vacinação especialmente entre gestantes, crianças e pessoas com mais de 60 anos — grupos considerados de maior risco.

Atualmente, apenas 44% do público-alvo prioritário foi vacinado em Barretos, enquanto a meta é imunizar 90% desse grupo.

VACINA

O imunizante contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. O atendimento nas UBSs da zona urbana ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e no Postão, das 8h às 12h. Já na zona rural, a vacinação é feita às terças-feiras nas UBSs do Ibitu e de Alberto Moreira, das 8h às 14h.