TG realiza Operação Alvorada com instrução intensa a futuros Cabos
Sandra Moreno - 7 de julho de 2025

FORMAÇÃO: Sob o comando do Subtentente Lester, atiradores do TG 02-005 finalizaram curso de Cabo
Compartilhar
Curso de Formação de Cabos teve 30 horas de atividades práticas sob estresse, simulando situações reais de combate
Nos dias 05 e 06 de julho, o Tiro de Guerra de Barretos realizou o acampamento do Curso de Formação de Cabos (CFC), denominado Operação Alvorada.O CFC é composto por militares selecionados dentre os voluntários do universo de atiradores.
Segundo o subtenente Lester Lee Pereira Corrêa, chefe de instrução do Tiro de Guerra (TG) de Barretos, a operação é a coroação do curso de Cabos, em que são aplicados na prática todos os conhecimentos teóricos ensinados nas instalações do TG.
Os participantes receberam instrução prática de camuflagem, progressão no terreno, primeiros socorros em combate, transposição de obstáculos utilizando corda, orientação, criptografia, silenciamento de sentinela, acuidade visual e auditiva, além de patrulhas. Ao todo, foram 30 horas de instrução sob estresse e provação de sono — o que, na avaliação do comandante do TG, faz do TG de Barretos um dos melhores do estado de São Paulo
O exercício é previsto em legislação militar e é executado duas vezes ao ano: uma para o Curso de Cabos e outra destinada aos atiradores. Este último, denominado Operação Bandeirante, está previsto para ocorrer em meados de agosto deste ano.