Delegada alerta para aumento de estupros em Barretos
Sandra Moreno - 12 de julho de 2025

Dra. Denise foi entrevistada em O Diário News, com apresentação de Sandra Moreno
Compartilhar
A dra. Denise Paro, responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher de Barretos, explicou em entrevista ao programa O Diário News, como funciona o atendimento na unidade e destacou o aumento nos casos de estupro no município.
Segundo ela, a unidade é especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual, bem como crianças e adolescentes vítimas dos mesmos crimes. “Atendemos casos que ocorrem no ambiente familiar ou com vínculo afetivo. Brigas entre vizinhos, ocorrências escolares ou entre pessoas sem laços familiares são atendidas pelo plantão policial ou outras delegacias”, afirmou.
Ela destacou que o trabalho da DDM envolve também articulação com a rede de proteção, como o Conselho Tutelar, o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), o CREAS e outros órgãos. “Nosso papel é acolher e orientar a vítima, além de investigar e responsabilizar o autor”, disse.
ESTUPROS
De janeiro a maio de 2025, Barretos registrou 31 casos de estupro, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Desses, 25 foram estupros de vulnerável - que envolvem vítimas menores de 14 anos - e seis casos de estupro comum. Em todo o ano de 2024, foram 66 ocorrências: 57 de vulnerável e nove de estupro comum.
A delegada explicou que o estupro de vulnerável independe de violência ou ameaça. “A criança não tem capacidade legal de consentir. Em geral, o abuso ocorre por meio de manipulação, por alguém próximo: um pai, tio, vizinho ou outro conhecido da família”, destacou.
Ela ressaltou a importância de orientação e atenção por parte dos responsáveis. “É fundamental observar sinais de sexualização precoce e mudanças no comportamento da criança”, disse.
Denise Paro lembrou que muitas mulheres enfrentam dificuldade em romper com o agressor por conta do vínculo afetivo, dependência emocional ou econômica. “A violência doméstica é complexa justamente porque parte de quem a vítima ama ou confia. Nosso trabalho é garantir um ambiente de escuta, proteção e encaminhamento adequado.”
A Delegacia de Defesa da Mulher de Barretos está localizada na Rua 18, nº 137, Centro. O telefone de contato é (17) 3612-2845.