Modernização marca edição histórica da Festa do Peão
Sandra Moreno - 12 de julho de 2025
Compartilhar







INVESTIMENTOS: Parque do Peão passa por ampla modernização com melhorias em infraestrutura elétrica, hídrica, acessibilidade, áreas de lazer, climatização de banheiros e equipamentos para som ambiente
Associação investe R$ 20 milhões em melhorias e ampliação da infraestrutura do espaço para os 70 anos da festa
A contagem regressiva para a 70ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 21 a 31 de agosto, também é medida pelo ritmo acelerado das obras que transformam, ampliam e modernizam o Parque do Peão. Com investimento estimado em R$ 20 milhões, a Associação Os Independentes aposta em melhorias que vão desde infraestrutura hídrica e elétrica até conforto para os turistas, com a construção de novos camarotes, banheiros climatizados e loja de souvenirs de alto padrão.
À frente de cada detalhe está o presidente da associação, Jerônimo Luiz Muzeti, que acompanha de perto o avanço das obras. Em visita técnica com a equipe do jornal O Diário, ele percorreu trechos do parque, indicou melhorias, explicou investimentos e destacou a importância de cada ação. “Estamos investindo em infraestrutura definitiva. É um projeto de futuro, que garante tranquilidade e conforto para os visitantes e que também beneficia a cidade como um todo”, afirmou.
ABASTECIMENTO
Uma das principais inovações é a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) própria, com capacidade de fornecimento de até 200 mil litros por hora. A estrutura reforça o abastecimento interno e ainda poderá, em casos emergenciais, auxiliar o sistema hídrico municipal. “Essa era uma necessidade antiga. No ano passado enfrentamos escassez hídrica. Agora estamos mais seguros”, destacou o presidente.
ELÉTRICA
Além disso, o Parque passa a contar com rede elétrica setorizada. A nova configuração divide o espaço em seis grandes áreas, evitando apagões gerais. “Hoje, se houver qualquer falha em um setor, os demais continuam funcionando normalmente. É uma evolução que posiciona o Parque como o mais moderno do país”, explicou Jeronimo.
INFRAESTRUTURA
As melhorias seguem por todas as direções: recapeamento de 11 mil metros quadrados de vias internas, ampliação dos camarotes, novas portarias para melhorar o fluxo de entrada, expansão da churrascaria, e criação de uma nova loja de souvenirs totalmente climatizada. A iluminação do Parque do Peão também foi completamente substituída por lâmpadas de LED, garantindo mais eficiência, segurança e sustentabilidade.
CAMPING
A estrutura de camping também foi ampliada e ganhou novos atrativos. O Rancho do Peãozinho passou a contar com piso intertravado, garantindo acessibilidade para cadeirantes. Estão sendo instaladas ainda 160 caixas de som para ambientação musical em tempo integral durante o evento.
Para quem participa da Festa, o conforto será percebido nos detalhes. Serão 150 máquinas de ar-condicionado distribuídas em banheiros, loja de souvenirs, alojamentos e áreas comuns. A estrutura de hospedagem também foi reforçada com 20 novos apartamentos para funcionários e 12 na Pousada dos Tropeiros. “Tudo foi pensado para tornar a experiência do visitante inesquecível”, reforçou Jeronimo.
Em ano histórico, com mais de 100 shows, 3.500 competidores e nove modalidades esportivas na arena, a maior preocupação dos organizadores é garantir que tudo funcione com excelência. “Nosso objetivo é entregar a melhor festa do país, com segurança, estrutura e qualidade. Quem vem uma vez, volta. E quem volta, encontra sempre algo melhor”, conclui o presidente.