Esqueci minha senha
Secretário confirma contratação de leitos extras para internações de barretenses em UTI Neonatal

Roberto José - 14 de julho de 2025

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos publicou na última sexta-feira (11), no jornal oficial, o Decreto Municipal 12.415, assinado pelo prefeito Odair Silva, que estabelece medidas diante da escassez de leitos de UTI Neonatal na Santa Casa de Barretos.

O vice-prefeito Mussa Calil Neto e o secretário Angelo Roberto Gonçalves durante coletiva (Foto - Tininho Júnior)

Compartilhar


Decreto publicado pela Prefeitura de Barretos permite convênio com Ministério da Saúde e contratação de leitos

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos publicou na última sexta-feira (11), no jornal oficial, o Decreto Municipal 12.415, assinado pelo prefeito Odair Silva, que estabelece medidas diante da escassez de leitos de UTI Neonatal na Santa Casa de Barretos. A decisão foi adotada após reunião com o Departamento Regional de Saúde – DRS diante da ocupação de 17 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica na Santa Casa de Barretos, que atende pacientes de Barretos e região, além de encaminhamentos de outras regiões.
O secretário de Secretaria de Saúde, Angelo Roberto Gonçalves, em entrevista afirmou que este decreto municipal é uma ferramenta que permite ao gestor tomar algumas decisões responsáveis a respeito do quadro de escassez de leitos que se encontra no município. “Temos a síndrome respiratória que está com um número bastante elevado, e através deste decreto conseguimos solicitar recursos ao Ministério da Saúde para o tratamento e ainda nos permite ampliação destes leitos do hospital. Mas neste primeiro momento, nos permite ampliar a nossa rede com convênio com outros hospitais aqui dentro do município, e com isso a gente minimiza o problema que temos para atendimento da população”, explicou o secretário.
Segundo ele, a falta de vagas não é só em Barretos, o mesmo problema está ocorrendo no no país e no estado de São Paulo. “Para tomarmos essa decisão fizemos em conjunto com o DRS, o que permite dar o atendimento à população de Barretos. A Santa Casa atende toda essa região de Barretos e outros municípios, e a nossa conversa não pode parar aqui, uma vez que os outros hospitais da região, também passem a oferecer esse tipo de leito”, afirmou Angelo Gonçalves.
O chefe da pasta da saúde, disse que a Santa Casa de Barretos já vinha notificando a Secretaria de Saúde e a DRS - Departamento Regional de Saúde sobre a quantidade de gestantes que chegam a Barretos. “Com essa ampliação de cinco leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, que ocorreu desde sexta-feira (11) com o convênio, as gestantes estão sendo encaminhadas para o Hospital Village que irá fazer todos os procedimentos nos custos do SUS Paulista”, explicou.
O vice-prefeito de Barretos, Mussa Calil Neto, disse esse processo de contratação de leitos necessitou ser realizado com agilidade devido a demanda de pacientes. “Temos as mulheres para dar à luz, e como estão todos os leitos ocupados, é necessário ter um espaço para ter a segurança para que esses bebês nasçam em um local apropriado. Muitas dessas grávidas são de alto risco e se faz necessário ter uma UTI Neonatal de sobreaviso para receber essas crianças”, destacou Mussa.