Replanejamento marca fim das férias na rede estadual
Sandra Moreno - 22 de julho de 2025

REPLANEJAMENTO: Professores discutem ações de trabalho na escola Paulina Nunes em Barretos
Compartilhar
Aulas voltam em Barretos e região nesta quarta-feira, 23 de julho
Professores, coordenadores, diretores e vice-diretores da rede estadual de ensino de Barretos e região estão participando, desde a última sexta-feira (18), do replanejamento escolar promovido pela Diretoria de Ensino. A ação ocorre em preparação para o retorno das aulas, marcado para esta quarta-feira, dia 23 de julho, após o recesso iniciado em 3 de julho.
A Diretoria de Ensino de Barretos é responsável por 32 escolas em nove municípios, sendo 12 unidades escolares apenas em Barretos. No total, a rede estadual atende a 13.599 alunos, considerando o ensino regular e a EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo 5.560 deles na cidade de Barretos. De acordo com o dirigente de ensino em exercício, André Luis Marqui, o replanejamento é um momento essencial para alinhar estratégias pedagógicas, revisar práticas adotadas no primeiro semestre e reforçar os objetivos para os próximos meses. “É um momento de repensar os caminhos trilhados e planejar o segundo semestre. Nosso foco está nas avaliações do SARESP e da Prova Brasil de 2025”, explicou.
Durante os dias de trabalho, os educadores analisaram os documentos enviados pela Secretaria da Educação e traçaram novas metas. “É uma pausa necessária para refletir sobre o que foi feito, ajustar o que não deu tão certo e seguir com planejamento mais claro e eficaz”, completou Marqui.
Com a volta às aulas nesta quarta-feira, as atividades serão retomadas normalmente em todos os turnos – manhã, tarde e noite. O dirigente também reforça a importância da presença dos alunos e do envolvimento das famílias. “Vamos começar o trabalho de busca ativa já no primeiro dia. A presença é obrigatória e será acompanhada pelas equipes escolares”, destacou.