Encontro promove reflexão sobre o luto de quem ficou
Sandra Moreno - 29 de julho de 2025

RESsIGNIFICANDO: Palestras marcaram evento, na foto o psicólogo Nichollas fala aos presentes
Compartilhar
Evento do HA reuniu famílias para refletir sobre luto, espiritualidade e diferentes visões culturais da morte

Com o tema “Luto e Religião: A Morte em Diferentes Culturas”, cerca de 110 pessoas participaram no último sábado (26), de mais uma edição do Encontro Acolher — ação voltada a pais e familiares que perderam crianças ou adolescentes em decorrência do câncer. O evento promoveu reflexões profundas sobre espiritualidade, escuta e acolhimento, com palestras de especialistas em cuidados paliativos e saúde emocional, como o médico Leonardo de Oliveira Consolim e os psicólogos Francisco Carlos Gomes e Nichollas Martins Areco. Também foram compartilhados relatos de pais sobre seus processos de luto e superação. A iniciativa é realizada anualmente pela Unidade Infantojuvenil em parceria com o Instituto Sociocultural do Hospital de Amor e o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Segundo Aline Dias dos Santos, coordenadora do Instituto Sociocultural, espaços como esse reforçam o cuidado integral e humano: “Falar sobre o fim da vida com respeito e sob diferentes olhares culturais fortalece vínculos e promove compreensão”.
A gerente da unidade, Daniela Santana, adiantou que uma nova frente de apoio psicológico à distância está sendo estruturada, para ampliar o cuidado oferecido às famílias, mesmo após o evento presencial.
O encerramento foi marcado por um gesto simbólico: dezenas de balões em formato de coração foram lançados ao céu, em memória das crianças e adolescentes que partiram.