Equipe do IFSP Barretos se prepara para final da Olimpíada de Agropecuária
Roberto José - 30 de julho de 2025

Professor do IFSP, Marco Locarno, com os alunos Artur, José Pedro e Joaquim Foto – Tininho Júnior
Compartilhar
Competição nacional de estudantes será realizada em Petrolina-Pernambuco entre os dias 12 a 15 de agosto
Os alunos do Instituto Federal de São Paulo – Campus Barretos – participaram recentemente da primeira etapa da 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP, que recebeu mais de 2.900 inscrições em todo o país e apenas 40 foram selecionados. Entre os finalistas para a segunda etapa, que será presencial em Petrolina-Pernambuco, está uma equipe de Barretos que ficou na 9ª colocação.
Denominada de “Elite Rural”, o trio é formado pelos alunos Artur de Oliveira Camargo – 16 anos, Joaquim Otávio de Souza Lima – 17 anos e José Pedro da Silva Revolta – 16 anos, todos alunos do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico em agropecuária, que estão sendo orientados pelo professor Marco Locarno, que estará com os estudantes na final nacional, após a equipe gabaritar na prova virtual com as 30 questões de teste na prova.
Segundo o professor do curso de Técnico em Agropecuária este é o terceiro consecutivo que uma equipe de Barretos é classificada. “O ano passado fomos medalhista de prata e este ano a busca é pelo ouro. Fora do horário estamos estudando com eles e fazendo as práticas, porque agora o que vale mais são as nove provas praticas, além também da prova teórica”, explicou o professor.
O aluno Artur de Oliveira Camargo, agradeceu a direção do IFSP e professor orientador. “A responsabilidade é grande, porque várias equipes da escola gostariam de estar no lugar da gente. Agora vamos lá em busca do resultado”, afirmou Artur.
Já o estudante Joaquim Otávio de Souza Lima, afirmou que o objetivo é trazer a medalha de ouro. “Estamos ficando a tarde e estudamos nas férias. Querendo ou não, essa medalha garante uma vaga para nós na faculdade”, destacou.
O estudante José Pedro da Silva Revolta, disse que a Olimpíada pode auxilia-los a entrarem na faculdade. “Estamos nos empenhando nas atividades para ampliar ainda mais os nossos conhecimentos”, ressaltou o jovem.