Associação Os Independentes apresenta cartaz da Festa dos 70 anos
luis.martins - 31 de julho de 2025

Bettina entregou o quadro ao presidente Jeronimo (Foto: Erico Andrade)
Compartilhar
Obra elaborada por artista tornou-se tradição do evento de Barretos
A artista mineira Bettina Alves é a autora da obra “Entre a sela e a canção” que ilustra o cartaz oficial da 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Conhecida pelo talento no realismo e a paixão declarada pelo universo sertanejo, ela criou uma obra que homenageia os competidores, a música raiz e os 70 anos de história do rodeio do evento.
Bettina criou um personagem simbólico: o Jeromão, que é também o nome popular de monumento no Parque do Peão. “Desde o início eu queria representar o Jeromão, que é o símbolo do peão de boiadeiro”, afirmou. Na obra, ele aparece de costas, caminhando em direção à arena de Barretos com a sela e um violão – elementos que representam o rodeio e a música sertaneja. Segundo a artista, o cenário expressa o contraste entre memória e presente, com tons que misturam o realismo da trajetória com a emoção da chegada.
“Quis mostrar a bagagem de 70 anos sendo levada por ele até a arena. Tem um toque de saudade, de lembrança de uma montaria passada, mas também de futuro, de força e continuidade”, explicou.
EXIBIÇÃO
A obra será exibida durante o evento no Memorial do Peão, ao lado de outros cartazes que fazem parte da história da Festa. A artista entregou pessoalmente o quadro com a pintura a óleo ao presidente de Os Independentes, Jeronimo Luiz Muzeti. “Estamos muito felizes com a obra, que homenageia tão bem os 70 anos de Festa. E agora se torna mais um cartaz que vai para a galeria dos artistas que fizeram história em Barretos ao longo dos anos”, declarou.
TRADIÇÃO
O cartaz oficial, elaborado por um artista, tornou-se tradição do evento que conta em sua galeria com trabalhos assinadas por grandes nomes como Tomie Ohtake, Hans Donner, Oscar Niemeyer, Ziraldo, Romero Brito e Manabu Mabe, entre outros.