Startups selecionadas são acolhidas no Hub Comitiva Inovação
Sandra Moreno - 6 de agosto de 2025

RECEPÇÃO: Startups finalistas foram recepcionadas no Centro de Inovação Comitivas
Compartilhar
Projetos vão receber apoio por 12 meses em programa que fomenta o empreendedorismo

Marcelo Monteiro (COMITIVA), Guilherme e Lucas (Vulneri); Letícia e Fernando (Em Obras App); Cíntia (VetAI); Letícia Pires e Henrique Viana (COMITIVA)
As três startups selecionadas para a residência no Hub Comitiva Inovação iniciaram oficialmente sua jornada na segunda-feira (4), com a recepção feita pelo presidente do centro de inovação Marcelo Monteiro e pelo coordenador Henrique Viana, na sede do projeto, localizada no prédio do Grupo Monteiro de Barros. O resultado da seleção foi divulgado no site oficial do Centro de Inovação, no dia 1º de agosto.
As iniciativas escolhidas – Em Obras App, VetAI e Vulneri Tecnologia e Segurança Digital – foram destaque entre os nove projetos apresentados na seletiva realizada no dia 25 de julho. Criado para impulsionar o desenvolvimento regional por meio do empreendedorismo e da tecnologia, o Comitiva Inovação agora passa a oferecer suporte direto aos projetos durante 12 meses.
Para Henrique Viana, Coordenador do Hub, a diversidade das propostas reflete a força do ecossistema local. “Nós demos preferência para startups genuinamente de Barretos. Temos uma da área de cibersegurança, outra de inteligência artificial para a medicina veterinária e outra voltada à construção civil. Durante esses 12 meses, vamos oferecer mentorias, aceleração e conexões com o mercado, como uma academia que fortalece quem quer crescer”, explicou.
Marcelo Monteiro de Barros, presidente do Comitiva Inovação, avaliou a fase inicial da residência como um marco para Barretos. “Selecionar é sempre difícil, mas acredito que os escolhidos têm grande potencial. Estamos iniciando uma jornada que pode transformar não só os projetos, mas a própria dinâmica de desenvolvimento da nossa cidade. Ficamos muito felizes com o potencial dos projetos apresentados. O Comitiva nasceu para isso: ser um caminho para transformar sonhos em negócios reais, com impacto para toda a região”, concluiu Marcelo.
SELECIONADOS
Um dos projetos escolhidos foi o Em Obras App, idealizado pelo engenheiro civil Fernando Madia. A proposta visa facilitar a gestão de obras por meio de um aplicativo que centraliza documentos, cronogramas e estimativas. “A finalidade é simplificar o processo de construção para as pessoas. Uma maneira simples e transparente para todos trabalharem juntos e realizarem o sonho da casa própria. Agora, com esse apoio, a expectativa é crescer muito, construir muita coisa junto”, destacou Fernando.
Já a veterinária e programadora Cíntia Habeck, fundadora da VetAI, aposta na inteligência artificial como solução para otimizar diagnósticos em radiologia veterinária. “Associei minha experiência como veterinária à programação e estou treinando uma IA para ler exames de raio-X veterinário. Isso agiliza os laudos e acelera o início do tratamento dos animais. Apresentei essa ideia e, de repente, vi que tinha nas mãos uma startup”, contou, animada com a aceitação do projeto.
Representando a Vulneri Tecnologia e Segurança Digital, Guilherme Cardoso comentou o papel do Comitiva como ponte entre ideias e o mercado. “A nossa plataforma ajuda empresas a prevenir ataques cibernéticos. Sempre sentimos falta de algo assim na cidade. O Comitiva vem estruturar o ecossistema e dá gás tanto para quem está começando quanto para quem já atua na área”, afirmou Guilherme que tem como sócio Lucas Arantes.