Companhia alerta para uso eficiente da energia
Sandra Moreno - 6 de agosto de 2025

CONSCIENTE: Bandeira vermelha eleva contas de energia
Compartilhar
A conta de luz deve ficar mais cara com o acionamento da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida, provocada por condições climáticas que encarecem a geração de energia, exige atenção dos consumidores para evitar surpresas no orçamento.
Para ajudar nesse momento, a CPFL orienta sobre ações simples e eficientes no uso da energia elétrica. Entre os principais vilões do consumo estão o chuveiro elétrico, que pode representar até 35% da conta, e a geladeira, com impacto de até 30%. Diminuir o tempo no banho, usar o chuveiro na posição “verão” e evitar abrir a geladeira sem necessidade são atitudes que fazem diferença.
A iluminação também merece atenção: lâmpadas de LED economizam até 85% em comparação às incandescentes, além de durarem mais. Já aparelhos como ar-condicionado e aquecedores devem ser usados com timer, portas e janelas fechadas e sempre com instalação adequada.
A companhia também recomenda o uso da plataforma digital “Conta Fácil”, disponível no aplicativo e no site da CPFL, que permite acompanhar mês a mês o consumo e entender os fatores que influenciam no valor da conta. Com pequenas mudanças no dia a dia, é possível enfrentar o período da bandeira vermelha com mais controle e menos impacto no bolso.