O Dia dos Pais e o olhar para idosos
O Diário - 10 de agosto de 2025

O Dia dos Pais e o olhar para idosos
Compartilhar
Dom Milton Kenan, bispo de Barretos desde 2014, anunciou deliberação de implantar a Pastoral da Pessoa Idosa. Motivado pela exortação Evangelii Guadium do inesquecível Papa Francisco, Dom Milton destacou a proposta de sensibilizar a diocese para a pastoral dos idosos. O bispo adiantou ter pedido ao Padre Costante Gualdi, presbítero de Diocese agregado a Congregação de Jesus Sacerdote, para assumir a assessoria da pastoral nas paróquias da diocese de Barretos. Dom Milton anunciou ainda o apoio do médico Edmundo Carvalho Mauad, Diretor do Hospital do Amor, para auxiliar o serviço da pastoral da pessoa idosa com atividades multidisciplinares. Uma pastoral para a pessoa idosa é a mais nova proposta, cercada por gesto de carinho, gratidão e cuidado, com a marca da esperança do Ano Santo Jubilar.
O olhar do Pastor Diocesano para os idosos desperta para o chamado à paternidade, fonte do surgimento de novas gerações. O pai barretense tem a missão de descortinar o tempo, suas diferenças e circunstâncias. O pai barretense tem o compromisso de ensinar seus filhos o instante presente, a assimilar a história passada e dar sentido para tudo o que vem pela frente. O mistério do passado, do presente e do futuro. Todo pai precisa perceber bem, discernir o que vem, conviver com o que tem e não discriminar ninguém.
O pai barretense está convocado a ser lição de luz e sabedoria. Mesmo nos momentos difíceis, nas guerras externas inúteis, nas batalhas internas fúteis, é preciso superar com alegria, esperança e caridade. Todo pai barretense vive um processo de transformação, gerada pelo tempo e baseada na plenitude da paciência. A vida pode ser imperfeita e estreita, mas também é receita e colheita.
Ao projetar a pastoral do Idoso, o bispo vislumbra a tradição. O domingo do Dia dos Pais assinala a gratidão. Em ambos os momentos, a beleza do amor.