Abastecimento: Poção da Assis Chateaubriand completa 10 dias sem operação em Barretos
Roberto José - 8 de agosto de 2025

Equipes de empresa atuando na identificação do problema no poço Foto – Divulgação
Compartilhar
Superintendente confirma trabalho para identificar defeito em Poço da Assis
As equipes do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) estão acompanhando os trabalhos da empresa Tecnoágua no Poço Assis Chateaubriand que está sem operação desde o dia 31 de julho, portanto há 10 dias sem operação. Nesta semana, foi iniciada a desmontagem e avaliação das primeiras barras do conjunto, após ser constatado desgaste nas arandelas.
De acordo com o SAAE, o desalinhamento do eixo, que movimenta o bombeador instalado a mais de 330 metros de profundidade, pode ter sido causado pelo desgaste natural da operação. “Com o desgaste dessas borrachas, há desalinhamento do eixo, o que compromete a operação. Estamos desmontando barra por barra para identificar até que ponto há necessidade de troca", explica o chefe de Manutenção Eletromecânica, Rafael Crispim.
O superintendente do SAAE, Nilson Andrade, afirmou que as equipes estão atuando para colocar o poço em funcionamento o mais breve possível. "Estamos atuando de forma criteriosa e técnica para restabelecer o poço com segurança e eficiência, minimizando os impactos à comunidade e garantindo a qualidade no abastecimento”, afirmou. O SAAE não informou a previsão para o retorno do funcionamento, já que necessita ter um diagnóstico do problema para realizar a intervenção no local.