Assunto importante: o meio ambiente
O Diário - 13 de agosto de 2025

Rosa Carneiro é empresária, escritora e integrante da Academia Barretense de Cultura
Compartilhar
Nem todos que ouvem falar de meio ambiente, sabem o seu significado ou mesmo, não se interessam pelo assunto. É um tema que envolve todas as coisas vivas e não vivas que afetam diretamente os ecossistemas e a vida dos humanos. Isso inclui vegetação, animais, solo, rochas e atmosfera. Muitas vezes, observa-se o planeta com fenômenos diferentes como enchentes, tsunamis e secas. A natureza cobra todos os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis que há muito tempo tem sido praticadas. É triste constatar que o cuidado com o ambiente não significa prioridade para o ser humano. O escritor e poeta Victor Hugo escreveu que “ é triste pensar que a natureza fala e o ser humano não a ouve”. Será que a maioria das pessoas não sabe o que é meio ambiente e por isso não se interessa em protegê-lo e respeitá-lo? É uma daquelas expressões, embora bastante conhecidas, que não costumam ser definidas com clareza. Meio ambiente é tudo que dentro de todos, rodeia e ninguém consegue viver desprovido dele, com especial destaque à preciosa água, matas, o insubstituível ar e tudo aquilo que se relaciona com todos os indivíduos. Água, ar, árvores são sujados e desperdiçados. A poluição do ar com os automóveis, o lixo mal organizado, as matas sem reposição e tantas coisas mais são prejudicadas.
Em se tratando de um assunto que conquista cada vez mais espaço no mundo moderno, é urgente que todos percebam a importância da questão ambiental hoje e consigam calcular o alcance dos resultados negativos para o futuro bem próximo. Quando uma árvore é cortada indevidamente, faz falta primordial na natureza, e o desperdício da água causa um prejuízo inestimável no mundo.
Lamentavelmente, a maioria dos brasileiros não se percebe como parte do ambiente. A expansão da consciência ambiental se dá na exata proposição em que se toma conhecimento de que o começo está dentro de cada um e alcança tudo o que cerca as relações estabelecidas com o universo.
Trata-se de um assunto tão rico e vasto que suas ramificações atingem de forma atravessada todas as áreas do conhecimento.