Esqueci minha senha
Barretense Henrique Prata recebe homenagem no Senado Federal

luis.martins - 12 de agosto de 2025

Henrique recebeu a comenda de Liana Andrade (representante do presidente do Senado) e do senador Angelo Coronel (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

Henrique recebeu a comenda de Liana Andrade (representante do presidente do Senado) e do senador Angelo Coronel (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

Compartilhar


O Senado Federal fez a entrega da Comenda Santa Dulce dos Pobres a sete pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços na área social da saúde. A sessão de entrega do diploma de menção honrosa foi realizada na manhã desta terça-feira (12), no plenário da capital federal.  Além do diretor do Hospital de Amor de Barretos, os agraciados foram: Santa Dulce dos Pobres (em memória); Frei Hans Stapel, da Fazenda da Esperança; Comunidade Filhos da Misericórdia - Fundação São Padre Pio de Pietrelcina (PB); Fundação Altino Ventura (PE); Associação Peter Pan (CE) e Obra Social Dona Meca (RJ).

A Comenda Santa Dulce dos Pobres foi criada em 2020 por iniciativa do senador Eduardo Girão (Novo-CE). O diploma é entregue anualmente a pessoas ou empresas que prestaram relevantes serviços na assistência à saúde.

A indicação dos candidatos a receberem a homenagem pode ser feita por qualquer senador, desde que apresente justificativa ressaltando os méritos do concorrente.

A indicação é avaliada e apreciada pelo Conselho da Comenda Santa Dulce dos Pobres, composto por um senador de cada partido político com assento no Senado.

A comenda reconhece a atuação da religiosa brasileira que ficou mundialmente conhecida por dedicar sua vida a ajudar os doentes e os mais necessitados. A iniciativa também busca incentivar iniciativas de apoio social por parte da população.

Irmã Dulce foi canonizada pelo Papa Francisco em 2019, tornando-se a primeira santa brasileira.