Esqueci minha senha
Whey Protein: aliado ou vilão? 

O Diário - 4 de setembro de 2025

Whey Protein: aliado ou vilão? 

Camila Adário Gonçales, estudante do 7º período do Curso de Medicina da FACISB, orientada pela profª  Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto

Compartilhar


O consumo de whey protein, suplemento proteíco de alto valor biológico derivado do soro do leite, aumentou drasticamente nos últimos anos, principalmente entre atletas e praticantes de atividades físicas que têm como objetivo aumentar a massa muscular e ter uma melhor recuperação após os exercícios. Por sua praticidade de consumo e sabores variados disponíveis no mercado, o Whey Protein tem sido inserido na alimentação até daqueles que não estão no ambiente das academias. De fato, pessoas com dietas restritas, como vegetarianos, idosos com perda muscular (sarcopenia) e pessoas em processo de emagrecimento têm apostado nesse suplemento como aliado para o aumento de ingestão proteica, uma vez que ele propicia uma melhor composição corporal, aumento da massa magra e controle do peso. Apesar dos benefícios conhecidos, o consumo excessivo e indiscriminado de whey pode ter efeitos colaterais que podem afetar a saúde de forma considerável.

 O consumo exagerado de whey protein e sem o acompanhamento adequado de um profissional da saúde pode ser maléfico para o organismo e causar diversos efeitos colaterais. Os principais órgãos acometidos nessa situação são os rins, que podem ficar sobrecarregados e não conseguem filtrar o excesso de proteína no corpo. Tal quadro é ainda mais preocupante caso a pessoa tenha problemas renais, pressão alta ou diabetes, pois nesses casos, os rins já estão saturados por essas comorbidades prévias. De fato, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), essa carga extra de proteínas oriundas do Whey Protein pode agravar ainda mais a saúde dos rins, aumentando a excreção de cálcio e favorecendo a formação de cálculos reais (pedras nos rins). Assim sendo, uma boa ingesta diária de água é essencial no uso de complemento proteico, pois há a redução do risco de formação de cálculos, além de melhorar a absorção de nutrientes.

Portanto, embora o whey protein possa ser um suplemento proteíco útil e eficaz para ganho de massa muscular e na recuperação após exercícios, seu consumo sem orientação adequada pode trazer sérios prejuízos à saúde, principalmente para os rins. Para garantir que os benefícios superem os riscos, é fundamental utilizar esse produto de forma consciente, com acompanhamento profissional e atenção especial à hidratação diária.