Zona Azul passa a ter parquímetro virtual e plataforma de consulta
luis.martins - 5 de setembro de 2025

Adesivo afixado em poste na área central (Foto -Divulgação)
Compartilhar
O serviço de Zona Azul no município de Barretos tem uma nova funcionalidade: o parquímetro virtual, que visa oferecer maior praticidade para os usuários do estacionamento rotativo na área central, operado pela empresa Serttel.
A secretaria de Trânsito informou que para utilizar a ferramenta, basta apontar a câmera do celular para o QR Code disponível nas placas da Zona Azul, identificadas com o selo do parquímetro. Em seguida, o usuário acessa o link, informa a placa do veículo, escolhe a tarifa conforme o tempo de permanência e confirma a ativação. Após esse processo, é gerado um código Pix para pagamento. Caso o usuário não encontre uma placa com QR Code, também é possível acessar diretamente o site www.zae.com.br/barretos e realizar o procedimento na guia “PQM Virtual”.
Mesmo com esta novidade, o aplicativo ZAE Barretos, disponível para Android e iOS, continua como a melhor opção, pois permite cadastrar cartões de crédito, receber avisos de irregularidade, consultar histórico de pagamentos e ativações, entre outros serviços.
IRREGULARIDADES
Também houve o lançamento de plataforma para consulta de irregularidades. No mesmo site (www.zae.com.br/barretos), o usuário pode identificar o veículo pela placa e verificar se há notificações pendentes. Caso exista alguma, é possível regularizar a situação dentro do prazo estabelecido, evitando multas ou penalidades mais graves.
TÍCKETS
Além do aplicativo e do parquímetro virtual, usuários do serviço também podem adquirir os tickets de estacionamento em lojas identificadas na área central.