Esqueci minha senha
Polícia Civil prende integrante de associação criminosa que atua em crimes de “Falsa Central de Atendimento”

luis.nascimento - 17 de setembro de 2025

Polícia Civil prende integrante de associação criminosa que atua em crimes de “Falsa Central de Atendimento” (Foto: O Diário de Barretos)

Equipe da Central de Polícia Judiciária de Barretos prendeu o autor em São Paulo

Compartilhar


A Polícia Civil através da Central de Polícia Judiciária de Barretos, desencadeou nesta quarta – feira (17), uma operação dando cumprimento a mandados de prisão e busca e apreensão em decorrência de investigações de crimes de associação criminosa e furtos mediante fraude.

O Setor de Investigações, apurou que o grupo atua em salas de autoatendimento bancário, onde instalavam cartazes falsos com orientações para que clientes ligassem em uma central de “0800”, como “suporte ao cliente”.

Os criminosos inseriam dispositivos nos caixas eletrônicos retendo os cartões dos usuários.

As vítimas com seus cartões retidos, ligavam para o número indicado, que na verdade pertence a uma falsa central de atendimento, e eram induzidas a repassar dados bancários e senhas.

Enquanto isso, outro integrante retirava o cartão retido e, de posse das informações obtidas pela fraude, realizavam saques e compras indevidas.

Foram identificados mais de 20 boletins de ocorrência, em todo Estado de São Paulo, com o mesmo modus operandi, utilizando o número 0800 878 2257, estimando um prejuízo da ordem de R$ 150.000,00.

Em Barretos ocorreram registros deste crime nos meses de outubro de 2024 e no mês de agosto deste ano.

Utilizando modernas técnicas de investigação, a Polícia Civil angariou elementos de provas e identificou o núcleo da quadrilha na cidade de São Paulo, sendo representando pela prisão temporária de um dos envolvidos — já com antecedentes criminais — e pela busca e apreensão em dois imóveis.

Nesta quarta-feira, sob coordenação do delegado Gustavo Rodrigo Lopes Coelho, foi desencadeada a operação na cidade de São Paulo, onde foram cumpridos os mandados, que culminou na prisão do investigado, com apoio de equipes do CERCO (Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências) da Polícia Civil da 8ª Seccional de São Paulo e as investigações continuam para identificar outros integrantes e delitos correlatos.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate às fraudes e orienta a população a nunca fornecerem senhas bancárias por telefone.