Incêndio atinge área de 300 hectares em assentamento em Colômbia
Roberto José - 17 de setembro de 2025

Vista de áera atingida por incêndio em Colômbia (Foto - Maria Inácia)
Compartilhar
A cidade de Colômbia registrou um incêndio de grandes proporções na tarde de terça-feira (16), que atingiu uma área de 300 hectares do acampamento Luiz Gustavo Henrique, localizado na fazenda Colômbia que é de posse do INCRA (Instituto Nacional de Colonização Rural e tem um total de 1.900 hectares.
Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, o fogo queimou alguns barracos vazios do acampamento, além também de algumas áreas com plantação de mandioca, frutas, além da vegetação e outros itens. “Eles conseguiram salvar os animais e alguns dos barracos, mas ocorreram alguns prejuízos. A situação aqui é de desolação, porque mesmo tendo aceiros o fogo atingiu essa grande área de vegetação”, explicou Maria Inácia.
As chamas também chegaram próximas da rodovia Brigadeiro Faria Lima e geraram muita fumaça colocando em risco os motoristas. “Essa área é do INCRA está abandonada e tem áreas agricultáveis. Nada é feito e todo o ano, o INCRA solta uma lista falando das famílias que serão beneficiadas e até o momento a propriedade ainda não foi paga”, desabafou a integrante da Defesa Civil que atua há 18 anos neste setor.
Uma ocorrência de incêndio foi registrada na tarde de terça-feira (16), esclarecendo que o fogo foi controlado, houve interdição parcial da rodovia Brigadeiro Faria Lima e que foi acionado o PAM – Plano de Atuação Mútua com a participação das usinas da região.