Quem tem culpa pelo descarte irregular de entulho?
O Diário - 19 de setembro de 2025

Quem tem culpa pelo descarte irregular de entulho?
Compartilhar
A cada semana, cresce em Barretos o número de denúncias e flagrantes de descarte irregular de lixo, entulho e até animais mortos em terrenos, ruas, avenidas e áreas públicas. Essa prática vergonhosa, além de ilegal, escancara o desrespeito de parte da população com a cidade e com o bem-estar coletivo.
Não é por falta de opção: Barretos conta com diversos ecopontos, locais organizados e mantidos pelo poder público para receber corretamente esses materiais. Mas, por comodismo ou pura irresponsabilidade, ainda há quem prefira jogar restos de obras, móveis velhos e até carcaças de animais em locais impróprios, poluindo, degradando e colocando em risco a saúde de todos.
É preciso lembrar: tal conduta é passível de multa e punição. Há legislação em vigor e ela precisa ser aplicada. Por isso, o poder público deve ser mais presente, fiscalizador e atuante, utilizando as ferramentas legais para coibir de forma efetiva essa prática.
Mas a responsabilidade também é de cada cidadão. Não há limpeza pública que dê conta da sujeira produzida pela falta de consciência. Cuidar de Barretos é um dever coletivo e que exige resposta urgente do poder público.