Esqueci minha senha
Gestão e perenidade de empresas familiares

O Diário - 5 de outubro de 2025

Gestão e perenidade de empresas familiares

José David é advogado, conselheiro e professor. Contato: [email protected]

Compartilhar


Empresas familiares são a base da economia brasileira. Dados recentes indicam que 9 em cada 10 empresas ativas no país tem origem familiar, sendo estas responsáveis por 75% da força de trabalho e 2/3 do PIB brasileiro.

Apesar da pujança socioeconômica, as empresas familiares não estão imunes aos problemas e às dores do crescimento. É comum encontrar negócios familiares que carecem de gestão profissionalizada e, não raras as vezes, enfrentam problemas decorrentes de conflitos de natureza familiar. Questões da família que contaminam os negócios e vice-versa.

No geral, as empresas familiares que crescem e se perpetuam no tempo possuem algumas características em comum: têm governança sólida, fomentam e aplicam visão de longo prazo, desenvolvem excelente capacidade de retenção de talentos e promovem a diversificação de portfólio de produção e de investimentos. Não são os únicos fatores de sucesso, certamente, mas são elementos que caracterizam os negócios mais exitosos.

Nesse contexto, trabalhar as questões estratégicas, de gestão e de governança nas empresas familiares se mostra fundamental para a perenidade e desenvolvimento dos negócios ao longo das gerações. Em um contexto cada vez mais instável, enraizar conceitos, desenvolver a cultura e promover uma gestão capacitada se torna o caminho mais promissor para as empresas de origem familiar.