Quem quer ser candidato em 2026
O Diário - 9 de outubro de 2025
Quem quer ser candidato em 2026
Compartilhar
O professor Humberto Dantas destacou que o “calendário eleitoral” está aberto, porque o próximo pleito está marcado para “daqui um ano”, em outubro de 2026.
O cenário político mostra a necessidade de a região articular com habilidade o processo eleitoral, porque entra em disputa cadeiras para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Como a eleição parlamentar é proporcional e não majoritária como no caso de senador e governador, o sistema exige “composições regionais” para êxito eleitoral.
Barretos tem candidato. Bebedouro tem candidato. Olímpia tem candidato. Se unir força é delicado, eleger representante regional é ainda mais difícil. Mais do que os interesses partidários e municipais, impera a ambição pessoal de disputar para deputado visando o pleito municipal de 2028.
Se a conta matemática não fecha para a importante vaga na Assembleia e Câmara, armar o palanque para a disputa municipal soa como “lógica”. Mas como fazer a região “ganhar” num campo de batalha altamente centralizado no personagem municipal é um enorme desafio de articulação, de habilidade estratégica e logística eleitoral. Marketing numa ponta, Economia na outra, desenvolvimento no meio.
A democracia opera na medida em que se consegue diálogo. O momento para Barretos e Região é extremamente urgente e oportuno, porque há reivindicações inadiáveis, envolvendo especialmente saúde, transporte e educação. Propostas que exigem unidade regional, alianças sólidas e consistência política.
O primeiro passo é dar inicio aos encontros, conversas e contatos. Quem quer ser candidato em 2026, tem que abrir as portas para diálogos ampliados. Agora.



