Esperança como fonte da educação
O Diário - 12 de outubro de 2025
Esperança como fonte da educação
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O professor, escritor e filósofo Vladimir Rodrigues admitiu dificuldades na área de formação de educadores, gerando risco para o futuro da educação. O especialista foi entrevistado na Rede Vida Serviço, quando destacou que há poucos incentivos na formação dos docentes, desestimulando a carreira pedagógica no país. É preciso reverter o atual quadro. O professor é uma figura transformadora, sendo referência para os alunos, exercendo papel social num país desigual como Brasil, frisou o filosofo. Wladimir Rodrigues enfatizou que a escola é um espaço de amor, de relacionamento social e de aprendizado. Com o crescimento do processo tecnológico e digital, de informação e conhecimento, a educação traça o futuro de esperança, responsabilidade e partilha. Educação é liberdade, saber e desenvolvimento comunitário, destacou Wladimir Rodrigues.
As observações feitas pelo filósofo indicam um cenário muito amplo para as cidades brasileiras, capital, litoral, interior, incluindo Barretos. Mais do que a questão do ensino formal, o tecido social passa por uma transformação de era, de geração, de tempo e de espaço. Antes de chegar à escola, a crise está instalada dentro de casa, na família, com efeitos e consequências diretas envolvendo pais, mães, filhos e filhas.
Há crise de autoridade. Há crise de responsabilidade. Há crise de libertinagem. Todos os pontos traçam um horizonte negativo, uma paisagem seca e uma tendência fragilizada. É urgente modificar “o conjunto da obra”. Começa em casa, segue na escola e contagia a comunidade. Uma tarefa que envolve os poderes constituídos, naturalmente, mas é também fomento de espiritualidade, de democracia e de cidadania. Todos devem ser chamados a reflexão, inclusive diretores, especialistas, advogados e religiosos.
Com certeza, a esperança é a principal força da educação para os dias atuais.



