Esqueci minha senha
Reunião do COMDER define Comissão Fiscal do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural

Roberto José - 16 de outubro de 2025

O COMDER (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) realizou na tarde desta quinta (16), a sua 3ª reunião ordinária na Casa do Engenheiros, no Distrito Industrial I.

Reunião com a presença dos integrantes realizada na tarde de ontem na Casa dos Engenheiros Foto – Tininho Júnior

Compartilhar


Com a criação 15% do valor do ITR será destinado para ser aplicado na área rural

O COMDER (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) realizou na tarde desta quinta (16), a sua 3ª reunião ordinária na Casa do Engenheiros, no Distrito Industrial I. A reunião presidida pela produtora rural, Chris Morais, teve uma pauta com vários temas, entre os assuntos, foi discutida a criação do regimento e formação da Comissão Fiscal do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural.

De acordo com o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Jamal Pereira, o retorno do COMDER após 2 anos sem atividade é muito importante para área rural, como também para o meio urbano. “Este conselho vai poder ajudar os produtores rurais através das estradas e outros planos que estarão sendo discutidos através de uma comissão. Esse fundo nunca existiu e tem nove fontes de receita, entre elas, 15% da arrecadação  ITR, além de recursos do Governo Estadual e Federal”, explicou Jamal.

O presidente do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, Enio Melo Rodrigues, disse que através dessa comissão serão administrados os recursos do fundo. “É dinheiro que o produtor paga e que irá retornar para a Zona Rural. E hoje a grande reclamação são as estradas rurais e a falta de captação de água. Teremos recursos para gastar com os produtores mesmo, para manutenção de estradas, compra de caminhão, compra de máquinas e outros investimentos”, disse o dirigente SIRVARIG.

O ex-secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Amadeu Giachetto, atuou na criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, foi eleito na reunião como presidente da Comissão Fiscal do Fundo Municipal. “Barretos tem hoje 1.600 propriedades rurais e a arrecadação de ITR atinge valores superiores a R$ 5 milhões e com a destinação destes recursos é possível desenvolver o setor rural na parte ambiental, econômica e na parte viária”, disse Giachetto.

OUTROS TEMAS

Na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural foi apresentado o  projeto de Segurança Rural que está em andamento para implantação de câmeras de monitoramento na Zona Rural, melhorias das estradas rurais através do programa Melhor Caminho, cadastro dos pontos de captação de água na zona rural e palestra sobre produção agrícola com sustentabilidade, certificação e rastreabilidade pela equipe do Minerva Foods. “São temas de grande relevância que são a grande alavanca da produção agrícola barretense”, afirmou Chris.