Após vistoria, SAAE confirma troca de antiga rede na avenida 59
Sandra Moreno - 18 de outubro de 2025

OBRAS: Equipes atuam no local onde foi registrada a reclamação
Compartilhar
Autarquia realiza sondagens no solo e garante reparos completos na via; moradores serão indenizados se comprovados danos por obras anteriores
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) confirmou que equipes técnicas estiveram na avenida 59 na quinta-feira (16) realizando serviços de manutenção e vistoria em trechos onde foram registradas rachaduras no asfalto e nas residências próximas.
Durante a visita, constatou-se que ainda havia um trecho da rede antiga de amianto que não havia sido substituído. A autarquia confirmou que a tubulação restante será trocada por PVC, garantindo mais segurança e durabilidade à rede de abastecimento.
De acordo com a autarquia, paralelamente, estão sendo realizadas sondagens no local para verificar as condições do solo, identificando possíveis pontos de saturação por percolação de água. A partir dessa análise, será feita nova compactação e recomposição completa do pavimento, assegurando a estabilidade da via.
O SAAE informou que, caso seja comprovado que os danos estruturais foram ocasionados por manutenção realizada pela autarquia, os moradores afetados serão devidamente indenizados.
A autarquia explicou ainda que nos casos das construções residenciais que não possuem projeto estrutural adequado pode influenciar na extensão dos danos observados. Por isso, o trabalho de análise é criterioso e realizado de forma técnica para garantir segurança e transparência em todo o processo.
CASO
Na última terça-feira, 14, moradores da avenida 59, entre as ruas 38 e 40, no bairro Marília, reclamaram em reportagem a O Diário que rachaduras em casas e calçadas surgiram após o reparo de uma adutora rompida no último sábado (11). Segundo eles, o solo começou a ceder durante o serviço, provocando danos em pelo menos três imóveis.