Esqueci minha senha
Oficina da Vigilância Sanitária reúne representantes de 14 municípios em Barretos

luis.nascimento - 4 de novembro de 2025

Oficina da Vigilância Sanitária reúne representantes de 14 municípios em Barretos (Foto: O Diário de Barretos)

Oficina ocorreu no auditório do Núcleo Jurídico do UNIFEB em Barretos

Compartilhar


A Vigilância Sanitária Estadual realizou na manhã de terça – feira (4), uma Oficina com o tema “Vigilância Sanitária nos Planos Estaduais da Saúde”.

O evento aconteceu no auditório do Núcleo Jurídico do UNIFEB em Barretos, tendo como objetivo o fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária, e contou com a participação de representantes de 14 municípios.

Marina Rebolho, que autuou na coordenação, confirmou que a uma demanda da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para o fortalecimento das ações de Vigilância Sanitária.

 “ Nós temos uma demanda que veio da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Federal e do Estado, para a gente fortalecer as ações de Vigilância Sanitária. Para isso, foi disponibilizado um recurso, para realizarmos essas oficinas. Já tivemos uma no ano passado, que foi sobre os riscos sanitários, e a desse ano é sobre a Vigilância Sanitária nos Planos Estaduais de Saúde.  Nós queremos mostrar essas ações de vigilância, porque a compreensão da Vigilância Sanitária, na vida nossa, fica meio perdida, porque na verdade ela está em todos os momentos nossos de vida. Desde antes da gente nascer, nos laboratórios, consultórios, maternidades, e depois na nossa vida no dia a dia, ela verifica a qualidade da água, dos alimentos, medicamentos e mesmo após a morte” disse.

Marina disse que a regional é composta por 18 municípios. 

“Não estão todos aqui, acho que deve ter uns 14 municípios participando dessa oficina. Essa é a 2ª etapa, nós já tivemos a primeira, e estamos programando já a 3ª etapa, para o ano que vem.  Queremos com isso, que a Vigilância Sanitária tenha um papel cada vez maior de proteção, prevenção e promoção da saúde, esse é objetivo nosso”, confirmou.

Ela disse que o Governo Estadual disponibilizou R$ 57 mil para cada Comissão Intergestores Regional, (CIR) com sedes em Barretos e Bebedouro, para a realização das oficinas.

“ O Governo do Estado, pegou as maiores cidades do Estado e destinou uma verba, então aqui na nossa regional, nós temos duas CIRs (Comissão Intergestores Regional- instância de cogestão e pactuação no âmbito das regiões de saúde, composta por gestores municipais e representantes do gestor estadual de saúde), que representam a nossa regional. A CIR Sul que é de Bebedouro e a CIR Norte que é aqui em Barretos, e abrangem os municípios que ficam mais próximos das regiões. Para esses municípios de Barretos e de Bebedouro, foram destinados em torno de R$ 57 mil para gente realizar essa oficina, com todos os outros municípios, porque na realidade esse dinheiro é de todos os municípios. Mas se fosse dividir, por todos os municípios, ficaria muito pulverizado e a gente não conseguiria ter uma ação mais efetiva. Então eles optaram para distribuir para os maiores, e a gente fazer um evento maior único. São dois dias de oficina, vai ser hoje (terça) aqui, em que estamos apresentando o plano para eles estarem verificando, aprenderem e responderem o questionário. Depois dia 26 de novembro, nós vamos nos reunir novamente para a gente consolidar, o que foi produzido para encaminhar para São Paulo e depois vai fazer um consolidado do Estado todo”, concluiu Marina Rebolho.

Marina Rebolho confirmou Oficina com o tema “Vigilância Sanitária nos Planos Estaduais da Saúde”

Daniel Toledo, Cristina Parisoto, Marina Rebolho e Regina Melanda atuaram na coordenação do evento