Universitários promovem ação sobre espiritualidade e saúde
luis.martins - 5 de novembro de 2025
Universitários da FACISB com o professor Hudson durante a atividade (Foto: Divulgação)
Compartilhar
A relação entre ciência, espiritualidade e religiosidade - tema ainda pouco explorado nas consultas médicas - foi o foco de ação realizada por alunos do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Paulo Prata (FACISB), na Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Spina. A atividade faz parte do Projeto de Espiritualidade e Religiosidade na Prática Médica, desenvolvido pela instituição.
O objetivo é aproximar estudantes e comunidade, promovendo diálogos sobre como fé, crenças e fatores emocionais podem interferir nas decisões de saúde e no processo de recuperação dos pacientes.
O médico Hudson Menezes Taveira, preceptor da FACISB, destacou a relevância da iniciativa. “Eles fazem parte do projeto de espiritualidade e religiosidade, e aplicam esse conteúdo com a população da comunidade. Isso é muito importante porque, geralmente, o médico não fala sobre esse assunto. A faculdade está preparando profissionais com habilidades diferentes, capazes de lidar com esse tema.”
O médico também ressaltou que a espiritualidade do paciente tem impacto direto no tratamento “Como a parte emocional e a parte espiritual estão estruturadas, isso interfere na recuperação. Quanto mais o aluno se prepara com essa visão, melhor será sua abordagem, sempre respeitando a religião de cada paciente”, explicou.



